2018/05/31

iPhones de 2019 virão com câmara tripla?


Os iPhones de 2018 ainda nem sequer foram lançados, mas já há rumores referentes aos iPhones do ano seguinte, dizendo que deverão seguir a táctica das três câmaras estreadas pela Huawei no seu P20 Pro.

Durante anos os iPhones da Apple foram consistentemente considerados a referência em termos de câmaras, mas nos últimos anos a coisa tem estado mais complicada, com a Google e Samsung a disputarem a liderança nesse campo. Este ano, a Huawei surpreendeu tudo e todos com o seu sistema de câmara tripla no P20 Pro, que catapultou este modelo para o topo da tabela do DxOMark, e onde também o P20 normal e o Mate 10 Pro estão bem posicionados (com o P20 normal só tendo perdido a segunda posição com a chegada do novo HTC U12+).

A Apple não deverá ter tido tempo para reagir ao sistema de câmara tripla para os iPhones deste ano (embora possa vir a adoptar ecrãs OLED em todos eles), mas surgem indicações de que o fará para o próximo ano.

Actualmente, os utilizadores do iPhone X podem tirar partido da sua câmara frontal 3D e certamente já terão pensado em como seria interessante contar também com essa capacidade 3D na câmara traseira. O rumor refere que a Apple terá explorado a utilização de um sistema "Time of Flight" na para a câmara traseira, mas que estará mais inclinada para usar um sistema de câmara tripla, em que duas câmaras servirão para a visão 3D e a outra trocará o zoom 2X por um 3X.

Um sistema de visão 3D na câmara traseira não só permitirá aplicar o mesmo estilo de efeitos que já são feitos com as duas câmaras, mas daria-lhe bastante mais precisão para aplicações em realidade aumentada, onde seria possível fazer a oclusão dos elementos virtuais quando ficassem atrás de objectos físicos, em vez de ficarem sobrepostos e estragarem a ilusão.

Mas... ainda falta muito tempo para os iPhones de 2019... Por enquanto vamos concentrar-nos no que a Apple estará a preparar para este ano.

3 comentários:

  1. Já agora não sei porque não fazem a parte de trás toda em cameras e pronto, fica resolvido. Cada uma com um tipo de lente/zoom/whatever.

    ResponderEliminar