2018/05/05

Rede de partilha de automóveis da Tesla estará "pronta" no final de 2019


A transição de ter carro próprio para confiar numa rede de transporte com automóveis autónomos não vai acontecer de um dia para o outro, e a Tesla quer estar preparada para o processo de transição, em que os carros dos particulares poderão ir "trabalhar" sozinhos enquanto eles não precisam deles.

Elon Musk revelou mais alguns detalhes sobre os planos da Tesla para a sua rede de ride-sharing, dizendo que de um ponto de vista técnico, tudo deverá estar pronto a funcionar no final do próximo ano - sendo que, a partir daí, será apenas uma questão das burocracias e legislação (para permitirem esse tipo de serviço).

Musk continua a dizer que todos os Tesla actuais têm tudo o que é preciso para suportarem modo de condução 100% autónoma, o que seria indispensável para estes planos. A ideia é que uma pessoa que compre um Tesla, em vez de o deixar estacionado à porta de casa ou do trabalho durante 99% do tempo, o possa disponibilizar para fazer serviços de transportes (estilo Uber, mas sem condutor)... ganhando dinheiro para o proprietário.

Sem dúvida que a ideia é interessante, mas não estou tão seguro que vá funcionar - pelo simples motivo que me parece bem mais viável que as grandes empresas apostem em veículos autónomos dedicados a estes serviços; e nesse caso deixam de ficar limitadas pela questão do preço "restrito" que um automóvel destinado a um consumidor normal terá que ter (por exemplo, a nível de instalação de LIDARs, que actualmente têm preços incomportáveis para aplicação em veículos para o público).

Mas... veremos que tal os planos correm... o que, seguindo a habitual tradição dos atrasos do Elon Musk, poderá ser coisa que só se venha a descobrir daqui por 4 ou 5 anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)