2018/05/01

Wall++ da Disney consegue detectar pessoas e equipamentos


Dos laboratórios da Disney continuam a chegar-nos projectos futuristas inspiradores, e o Wall++ mostra-nos como as paredes das nossas casas podem ter a capacidade de saber exactamente o que estamos a fazer.

Se esperamos que no futuro as nossas casas sejam verdadeiramente inteligentes, será necessário dotá-las da capacidade de saberem o que as pessoas no seu interior estão a fazer. Hoje em dia, até algo tão simples quanto saber se está alguém numa divisão é mais complicado do que pode parecer à primeira vista (um sensor de movimento não irá detectar alguém imóvel num sofá, por exemplo)... e nem pensar em cenários mais complicados que descubram que tipo de movimentos a pessoa está a fazer ou que equipamentos está a utilizar.


É isso que este sistema Wall++ procura resolver, cobrindo uma parede com uma malha metálica, que a transforma num gigantesco sensor wireless com capacidades surpreendentes. Este sistema não só é capaz de detectar toques, como se toda a parede fosse um touchpad gigante, como pode também apanhar a assinatura electromagnética de diferentes aparelhos, permitindo saber que aparelhos estão a ser utilizados e a sua localização.

Se algo deste tipo se tornar comercialmente viável no futuro, as casas inteligentes poderão ter em consideração aquilo que os ocupantes estão a fazer e ajustarem-se automaticamente em conformidade, em vez de dependerem dos utilizadores seleccionarem manualmente determinados perfis.

... Só de pensar nas possibilidades... ui ui...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. É a mesma de quem opta por ter janelas sem cortinas, ou de meter câmaras dentro de casa... Só usa quem quer! :)

      Eliminar