2018/05/01

Windows 10 Timeline deixa ver tudo o que se fez


A mais recente actualização do Windows 10 vem com algumas novidades, sendo que a mais importante será talvez a nova Timeline, que nos deixa facilmente aceder a tudo o que fizemos nos últimos 30 dias.

A Microsoft já lançou a mais recente "grande actualização" do Windows 10 no último dia de Abril, e com ela chega a Timeline. Se alguma vez já sentiram necessidade de visitar o histórico do vosso browser para tentar descobrir uma determina página web que sabem que visitaram em determinado dia, sentir-se-ão perfeitamente à vontade para lidar com esta Timeline do Windows 10.

A Timeline guarda informação detalhada sobre tudo o que fizemos nos últimos 30 dias, em termos de sites que visitamos (no Edge), documentos e fotos que acedemos, etc. não só em determinado computador local, mas também incluindo os acessos via Edge e Office 365 no iOS ou Android. Podemos ver informação mais global, dia a dia, ou mais detalhada ao entrar num dia específico. A ideia é que, tal como procurar um site no histórico do browser, se possa facilmente descobrir um documento ou algo em que se estava a trabalhar em determinada hora em determinado dia.

A ideia parece-me excelente, mas peca ainda por não ter total integração com todos os programas. Por exemplo, ao contrário do Edge, que guarda na Timeline todas as páginas que se abrirem; o Chrome apenas regista na Timeline os links externos que servirem para abrir o browser; todas as novas páginas que abrirem a partir daí não ficarão registadas na Timeline. Mas, é de esperar que isso venha a melhorar no futuro... (ou podem sempre considerar trocar o Chrome pelo Edge... ou nem por isso! :)

Podem ver a Timeline em funcionamento no vídeo que se segue, assim como algumas outras novidades desta actualização do Windows 10: Focus Assist, Edge, e Dictation.







1 comentário:

  1. Ainda não recebi a actualização :( Neste PC não sei porquê mas demora sempre meses depois de sair, no meu portátil recebo praticamente no dia ou dias depois.

    ResponderEliminar