2018/05/17

YouTube Red desaparece para dar lugar a YouTube Premium e Music


A Google continua a tentar acertar a fórmula para competir com serviços como a Netflix e Spotify, e agora reformula a oferta do YouTube, substituindo o YouTube Red por duas novas modalidades pagas. o YouTube Premium e Music Premium.

Com o YouTube Red, os utilizadores tinham acesso ao serviço de música on-demand estilo Spotify, aos programas YouTube Originals, e faziam desaparecer toda a publicidade no YouTube, por $9.99 por mês. Agora, esse plano desaparece e vai ser substituído pelo YouTube Premium, ligeiramente mais caro ($11.99), para dar lugar a uma modalidade só de música - YouTube Music Premium a $9.99 - que dá acesso apenas ao serviço de música.


Na prática, acaba por ser uma forma encapotada de aumentar os preços do YouTube Red, pois será necessário pagar mais 20% para se ter o mesmo serviço que se tinha dantes; e criando uma modalidade só de música que apenas parece existir para justificar o preço mais elevado da assinatura Premium completa (por apenas $2 será que alguém vai optar apenas pelo serviço de música?)

Na perspectiva de ser atractivo para os clientes, melhor teria sido manter o preço do novo YouTube Premium nos $9.99 e adicionar a modalidade só de música nos $7.99 (por exemplo)... Mas, de mensalidade em mensalidade, parece-me que inevitavelmente se chegará a um ponto de ruptura, pois a clientela não chegará para todos (estão a imaginar-se a pagar por serviços de vídeo da Amazon, Netflix, YouTube, Hulu, Fox, NBC, Marvel, e todas as outras que vão surgindo?)

De qualquer forma, antes sequer de mexer em preços, talvez a Google primeiro devesse por as coisas em ordem... nomeadamente a nível do sentido que (não) faz ter serviços como o Google Play Music a par deste novo YouTube Music Premium... é "música a mais" para a carteira dos clientes.


Actualização: já é oficial mas Portugal não está na lista (nada de novo portanto...)

3 comentários:

  1. Sem dúvida estes jovens estão um bocado baralhados, nem queria acreditar enquanto ia lendo, enfim a Google igual a si mesma, fazendo coisas extraordinárias e por vezes (muitas) duplicando serviços e aumentando ainda por cima um serviço que fica amputado.

    ResponderEliminar
  2. Só espero que continuem a deixar-me ouvir musica que fiz upload pro google music de forma grátis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto! MUITO isto!!!
      Depois de ter passado o que passei quando a Google acabou com o Reader, começo a temer tudo o que venha daquelas cabecinhas (pouco) pensadoras...
      Evil! Evil... Evil!!!

      Eliminar