2018/05/17

Yanny vs Laurel - o novo fenómeno viral na net

Temos um novo fenómeno viral a varrer a internet, e que está a dividir a humanidade pedindo-lhes que digam se num curto clip sonoro ouvem "Yanny" ou "Laurel".

Em 2015, o mundo quase parou para discutir se um vestido azul e preto era branco e dourado, agora temos algo idêntico, mas que troca a ilusão de óptica por uma ilusão sonora - que mesmo sendo mais raras, também existem, como este caso demonstra perfeitamente.

A história deste Yanny vs Laurel tem muito que se lhe diga mas, em versão resumida, é um clip áudio em que algumas pessoas garantem ouvir "Yanny" enquanto outras dizem ouvir "Laurel". E, antes que comecem a discutir, importa dizer desde já que ambas as opções estão correctas.

Podem ouvir o clip aqui:



Então o que se passa?


A verdade é que este clip contém simultaneamente ambas as palavras, mas o cérebro de cada pessoa "ouve" uma ou outra dependendo da prioridade que der a processar altas ou baixas frequências. Se der prioridade às altas frequências a pessoa irá ouvir Yanny, se der às baixas ouvirá Laurel. Desde logo isto faz, à partida, que seja mais provável que os mais jovens ouçam Yanny, já que os adultos vão perdendo capacidade de ouvir as frequências mais elevadas, deixando-os a ouvir Laurel - no entanto, existem muitas mais variantes, a começar pela qualidade das colunas ou headphones utilizados, ou até do volume.

Curiosamente, eu sou um destes últimos casos... pois quando escutei este clip pela primeira vez, estando em volume reduzido, escutei Yanny (ainda tenho bons ouvidos para agudos afinal! :) Mas depois quando subi um pouco o volume, passei a ouvir Laurel. Repetindo o processo, com volume quase no mínimo... o Yanny voltou a vencer (provavelmente por ser um nível de volume onde os agudos se sobrepõem aos graves).

E pronto... já temos fenómeno viral para este ano... vejamos o que o próximo ano nos traz. :)

18 comentários:

  1. "vejamos o que o próximo ano nos trás." é um advérbio de lugar, indicando uma situação posterior, ou seja, atrás, após...

    "vejamos o que o próximo ano nos traz." do verbo Trazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pois... são efeitos da madrugada e dislexia dactilográfica... :)

      Eliminar
  2. com headfones so oiço laurel seja alto ou baixo.

    ResponderEliminar
  3. Conseguiste estragar o meu dia. Só ouço Laurel.

    ResponderEliminar
  4. No dia anterior só ouvia Yanni. No dia seguinte passei a ouvir Laurel, e Laurel ficou.

    ResponderEliminar
  5. É uma fraude. Ninguém ouve Yanny.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só consigo ouvir Yanny, seja alto ou baixo, seja nas colunas seja nos headphones...

      Eliminar
  6. vi isto ontem no instagram e ouvi yanny com uma voz feminina e hoje ouço laurel com uma voz masculina. Deve andar a correr um que diz yanny e outro que diz laurel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que é isso ahahah
      Fora de brincadeiras, ia ser alto trollanço xD

      Eliminar
  7. Mmm, estranho, o meu comentário desapareceu.
    Dizia eu que ouço ambos os nomes. O yanny é mais agudo de facto (mas não o suficiente para não ser audível pelos mais velhos) e o laurel é um som grave de uma voz mais robotizada.
    Isto é tipo os estereogramas que andavam em voga em tempos, depois de conseguirem perceber como se ouve os dois, é fácil de os ouvir aos dois, é só procurar aquele tom.

    ResponderEliminar
  8. Esses "efeitos" já ouço desde o "ó Maria come a sopa" no "should I stay of should I go" dos Clash :-)

    ResponderEliminar
  9. "que mesmo sendo menos sendo mais raras"?

    ResponderEliminar
  10. Aqui podemos brincar com ambos os sons. Não é um random, de facto a interpretação não passa pelas capacidades auditivas de cada um (excepto se quem ouve tem realmente uma limitação neste campo), mas pela capacidade de interpretação do cérebro. :)

    https://www.nytimes.com/2018/05/15/science/yanny-laurel.html

    ResponderEliminar
  11. Não me lixem, só se ouve Laurel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora ouvi Yanny numa coluna bluetooth. Antes estava de headphones.

      Eliminar