2018/06/06

Apple vai baixar preço dos novos iPhones?


O bem conhecido analista Ming-Chi Kuo trocou a KGI pela TF International Securities mas continua a fazer previsões sobre a Apple, sendo que agora diz que a Apple irá baixar os preços dos iPhones de 2018.

Na sua primeira análise publicada desde que mudou de empresa, Kuo diz que a Apple deverá ajustar os preços da sua gama de iPhones em resposta ao impacto negativo que o preço elevado do iPhone X teve - uma conclusão que vai contra os relatos da Apple que repetidamente refere que o iPhone X tem sido o mais bem sucedido de sempre.

Para este ano são esperados três iPhones que adoptam o design full-screen com notch do iPhone X e com Face ID, sendo que dois eles virão equipados com ecrãs OLED (de 5.8" e 6.5") e um virá com ecrã LCD (6.1") e potencialmente sem 3D Touch para reduzir os custos. Segundo Kuo, o sucessor do iPhone X de $999 passará a ter um preço de $800-$900, deixando que seja o novo "iPhone X Plus" a ficar na gama dos $900-$1000. Quanto ao iPhone "económico" com LCD, avança com um preço de $600-$700.

É uma previsão que faria sentido numa altura em que o crescimento do mercado tem estagnado e os preços elevados da Apple não ajudam a atrair novos (nem velhos) clientes, e que é totalmente possível, uma vez que a Apple pode tirar partido da redução de custos na produção de componentes - como o Face ID - que no iPhone X foram "revolucionários" e tinham preço elevado.

Por outro lado, estes novos preços podem complicar a vida aos iPhones anteriores, que a Apple tradicionalmente disponibiliza a preço reduzido... mas poderia ser uma excelente oportunidade para a Apple "limpar" a numerosa linha de modelos que ainda vende (neste momento ainda vende o iPhone 7, o iPhone 6S e o iPhone SE; para além dos actuais iPhone 8 e iPhone X). Com um iPhone deste ano a $600-$700 significaria que o iPhone 8 teria que ir para os $500-$600...

Lá para Setembro saberemos se a Apple se sente ameaçada nos preços, caso se venha a comprovar esta gama de preços pelo limite inferior; ou se se sente confiante de que o preço não é problema, optando pelo limite superior (ou ainda mais acima) deste intervalo avançado por Kuo.

1 comentário: