2018/06/30

Capa de protecção activa protege smartphones em caso de queda


Há anos que se sonha com uma capa de protecção para smartphones que possa proteger os nossos preciosos (e dispendiosos) companheiros das quedas acidentais, e finalmente surge uma que é o que mais aproximado se pode ter de um verdadeiro "airbag" reutilizável para smartphones.

Com os smartphones topo de gama a terem preços que superam os 1000 euros, a despesa em caso de queda tem torna-se também num receio cada vez mais aterrador para os consumidores. Há muito que se sonha com a possibilidade de ter uma capa com "airbag" que pudesse garantir a protecção de um smartphone em caso de queda, mas facilmente se percebe que essa solução não seria muito prática para implementar no mundo real - para não falar do risco de um disparar acidental do dito airbag, num bolso ou mala.


Felizmente, há quem pareça ter encontrado uma solução bastante mais prática para o problema. Philip Frenzel, um jovem engenheiro alemão, inventou a AD Case - uma capa de protecção activa (Active Damping) que recorre a uma molas que se projectam dos cantos do smartphone, amortecendo a sua queda.



A ideia é verdadeiramente genial, em grande parte por ser extremamente simples e exequível. O sistema de molas permite que a capa seja reutilizada quantas vezes se quiser, bastando retrair novamente as molas para dentro da capa. E as suas dimensões relativamente compactas - considerando a sua função - possibilitam que esta fosse uma capa que muitas pessoas estariam dispostas a utilizar. A utilização de um acelerómetro para detectar a queda será também algo simples de implementar, e que teria um consumo ultra-reduzido, permitindo que uma capa assim pudesse funcionar sem necessidade de recarregamento durante meses ou até anos.

Deveremos ver um projecto no Kickstarter para tornar esta AD Case uma realidade já no próximo mês... e não tenho dúvidas de que irá ser um sucesso.

3 comentários:

  1. Apesar de simples e ser uma ideia diferente de tudo o resto que se viu, não sei como iria comportar esta proteção em caso de queda sobre algo não plano, como aparece nos videos que já vi. Qualquer alto pode facilmente passar ao lado dessas molas de proteção e causar danos. Mas sem duvida que é um grande passo na melhor direção.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que vi no video de preparação para kickstarter a ideia é ser para iPhone

    ResponderEliminar
  3. Mal posso esperar por isso interpretar mal um movimento e estando no bolso me espetar as molas na perna.

    ResponderEliminar