2018/06/10

"Carro voador" Kitty Hawk já faz voar vedetas do YouTube


O projecto do "carro voador" Kitty Hawk de Larry Page, que na verdade melhor será descrito como uma mota ou hovercraft voador, vai-se aproximando cada vez mais de um produto comercial, e para o demonstrar até já convidou Casey Neistat para dar uma voltinha.

Neste momento o propósito desta versão para uma única pessoa parecer ser puramente recreativa, ao estilo de uma moto de água, e vem também com um desempenho bastante limitado: este Kitty Hawk Flyer é concebido para ser utilizado sobre a água, mantendo uma altitude máxima de 3 metros e uma velocidade máxima de 30Km/h.

A nova versão sofreu uma evolução significativa face aos protótipos anteriores, tendo um aspecto bastante mais aproximado de algo que pudesse ser comercializado. E para demonstrar que qualquer pessoa o poderá pilotar com um pouco de treino, convidaram Casey Neistat para o experimentar - embora no momento em que estou a escrever isto, apenas estivesse ainda disponível o vídeo inicial que documenta o processo de treino (que até inclui sair do cockpit caso o Flyer caia à água).

Infelizmente ainda não foi revelada nem a potencial data para o início da sua comercialização nem o seu preço... pelo que, parece-me que ainda será coisa para demorar - e ainda mais para quem pretendesse utilizá-lo como meio de transporte alternativo a uma mota.

1 comentário:

  1. Parece engraçado, só faz alguma impressão as helices trabalharem num plano que intercepta o corpo dele, ou seja, caso alguma coisa salte com a alta rotação há o risco de lhe fazer uma visita rápida (apesar de as hipoteses de o atingir (havendo 360 graus) sejam de apenas uns 10graus, ou seja ~2.8% (para uma hélice que se porte mal)... (ou 4.1% se ele ocupar 15graus).

    ResponderEliminar