2018/06/09

Curiosity descobre que metano em Marte varia com as estações


O resistente rover Curiosity continua a recolher informação que fascina os cientistas, sendo que a última foi a confirmação de que os níveis de metano na atmosfera marciana variam em função das estações do ano.

A alteração dos níveis metano - que na Terra é um produto que resulta da actividade biológica - abre as portas para que em Marte esta alteração sazonal possa estar a ser provocada por micróbios; mas claro que podem haver outras explicações naturais de ordem geológica, como o congelamento ou descongelamento de metano no solo.

Como é frequente nestas coisas da exploração espacial, de momento estes dados dão origem a mais perguntas que respostas; mas pelo menos já serve para nos dar a conhecer mais alguns detalhes sobre o planeta vermelho, e será algo que seguramente poderá ajudar a definir objectivos para missões futuras.

Não menos incrível é que o rover Curiosity continue a desempenhar a sua missão quase seis anos após a sua chegada a Marte; e esperemos que assim continue durante os próximos anos, pois o seu sucessor apenas irá ser lançado em 2020 (se não houverem atrasos nem imprevistos).

3 comentários:

  1. Bom esta noticia é bombástica sem dúvida, como é dito as questões que isto levanta são muitas e as respostas a dar são sem apoio cientifico ou seja puras especulações, mas é um caso que pode muito bem estar relacionado como aqui se diz com micro organismos ou outros que produzam metano, como não existem fezes de vaca em Marte alguma coisa estará a fazer mudar estes índices em função das estações do ano Marciano, a ciência é um acto permanente e fascinante .

    ResponderEliminar
  2. Pois, o que acho interessante é que tenho ideia que este robot estava previsto durar apenas algumas semanas em funções e depois de algumas avarias e respetivas soluções continua a descobrir coisas por lá. Não sei se é coincidência, mas se tivesse durado o previsto nunca teria feito esta descoberta que parece ser uma das mais importantes (se não a mais importante).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez esteja a fazer confusão com o Mars Pathfinder que tinha previsto durar 1 mes e mesmo assim conseguiu aguentar 3 meses..

      Eliminar