2018/06/26

Google WiFi chega a Portugal por €139


Há muito que estamos habituados a ficar "esquecidos" pela Google em termos de comercialização directa do seus produtos de hardware, mas dois anos após o lançamento do Google WiFi, chega finalmente a Portugal.


Em Maio tínhamos falado da possibilidade do Google WiFi chegar ao nosso país e felizmente assim é. O router Google WiFi da Google já está disponível em Portugal, com preço a começar nos 139 euros para uma unidade ou, para se tirar o máximo partido das suas capacidades mesh, um pack de três unidades por 359 euros.

Embora para a maioria das pessoas um único Google WiFi deva chegar e sobrar, a grande vantagem deste router é recorrer à tecnologia mesh, que permite que facilmente se expanda a rede WiFi para todo o lado colocando módulos extra onde for necessário e "esticando" a rede para onde for preciso. Cada módulo tem duas portas Gigabit, pelo que também servem para levar rede por cabo a pontos afastados da casa.


A outra vantagem é que, ao contrário dos routers tradicionais, a Google disponibiliza uma app de gestão bastante mais simples e amigável para todos os utilizadores, escondendo a complexidade e "confusão" das configurações dos routers. Na maior parte dos casos o utilizador nunca terá que se preocupar ou chatear com esse aspecto, assim como ter acesso a relatórios sobre a utilização da sua rede e internet e ter opções de controlo - tais como ver quem está a usar mais a internet, dar prioridade a determinados equipamentos, limitar o acesso a determinados dispositivos, etc.

O preço do Google WiFi está em linha com a de outras soluções mesh e torna-se numa proposta aliciante para quem já for fã da Google e dos seus produtos; sendo que o maior risco que se coloca é ter que acreditar que este não será um dos produtos/serviços que a Google decida simplesmente cancelar numa das suas "limpezas de Primavera".

Os interessados podem comprar o Google WiFi directamente na Google Play Store, e também nas lojas Worten.


8 comentários:

  1. (Carlos, desculpa o Off-topic:
    Sabes dizer-me se as compras pelo Aliexpress têm algum método de evitar a alfandega? Tipo um Priority Line como a GB.
    Gostava de mandar vir este telemóvel https://www.leagoo.com/products/S9/S9.html e onde tem o "Buy", encaminha para o Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/store/product/LEAGOO-S9-Smartphones-5-85-HD-IPS-Tela-19-9-4-GB-32-GB-Android-8/712948_32881190266.html?spm=2114.12010612.0.0.506a2b95lZtOxH))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! :)
      Quer isso dizer que a probabilidade de "bater na trave" é grande... :(

      Eliminar
  2. Há e outra coisa não te aconselho mesmo nada a usares o Aliexpress a não ser que já conheças a loja aonde vais comprar , as possibilidades de seres enganado são grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São grandes porquê?
      Em quase uma centena de encomendas tive problemas com duas ou três e recebi sempre o dinheiro de volta e sem metade das chatices que costuma ser na GB.

      Eliminar
  3. 2 portas ethernet gigabit mas só uma delas é capaz de ligar a lan. A outra serve sempre para uplink.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para clarificar, só uma delas funciona como porta ethernet normal. A outra liga-se ao router/modem, ao google wi-fi principal ou a um switch a jusante deste.

      Eliminar