2018/06/04

Intel anuncia módulos de memória Optane

Depois dos primeiros "discos" Optane com memória 3D Xpoint, a Intel anuncia finalmente a chegada dos módulos de memória com esta nova tecnologia que combina as vantagens da memória flash e da memória DRAM.

As memória 3D Xpoint são o próximo passo no sentido da memória "quase-perfeita", pois oferecem a persistência das memórias flash NAND usadas nos SSDs (mantêm os dados mesmo sem energia) com uma velocidade e durabilidade bastante mais próxima das memórias DRAM normais. Depois das placas e discos Optane, vocacionados para servirem de cache acelerada para acesso a discos normais, chega finalmente o passo que se esperava: de usar directamente módulos de memória Optane.

Um computador que use esta memória não tem que se preocupar com coisas como falta de electricidade, pois poderemos desligá-lo a qualquer momento e, quando o ligarmos, sabermos que a memória permanecerá intacta. Infelizmente, por agora isso também será sinónimo de esperar pela próxima geração de Xeons para lhe poderem dar uso - não é uma "memória" que simplesmente se utilizar num qualquer slot DDR4 (além de que a sua durabilidade não é ainda tão boa quanto as memórias DRAM - pelo que ainda será preciso ter algum cuidado com a forma como é usada).

Outra das vantagens é a de que a memória 3D Xpoint é bastante mais densa que a DRAM, pelo que logo de início podermos contar com módulos que oferecem 128GB, 256GB, e 512GB. Ou seja, com relativa facilidade, poderemos ter um computador com até 4TB de "RAM" que permanecerá sempre acessível.

... Como se poderá imaginar, o preço é que não deverá ser tão acessível quanto isso... mas lá chegaremos.

4 comentários:

  1. Um abanão forte no que respeita a performance dos nossos Pcs , a Intel tem andado a dormir na forma no desenvolvimentos dos Cpus .

    ResponderEliminar
  2. já agora, e a título de curiosidade, começa a tornar-se urgente alteramos o termo "disco" para designarmos a memória de massa em língua portuguesa. ;)

    Como iremos passar a designar aquela memória a que nos habituámos a chamar de "disco"?

    ResponderEliminar
  3. E ficando os dados em memória, após desligar o pc, como será a obtenção de dados mais sensiveis?

    ResponderEliminar