2018/06/17

Nvidia GTX 1180 poderá começar nos $999


Embora o CEO da Nvidia tenha dito que a nova geração de placas gráficas da Nvidia ainda estava "muito longe", os rumores continuam a apontar para que cheguem já no próximo mês - mas desta vez será preciso estar mentalizado para preços que irão assustar a maioria das pessoas.

Se noutros tempos as placas gráficas de topo se situavam perto nos $499, nos últimos anos temos assistindo a um aumento progressivo dos preços, especialmente com a Nvidia a lançar a linha Titan. Não será por isso descabido dar credibilidade aos rumores que apontam para que a nova GTX 1180 (ou 2080) poderá ter um preço a começar nos $999 e com uma versão especial a ir para os $1499.

Quanto às suas capacidades técnicas, é esperado um salto evolutivo considerável conseguido com a nova arquitectura do GPU, que permitirá jogar em 4K a 120Hz e 144Hz, o que coincide com a recente chegada de monitores G-SYNC com esta capacidade ao mercado. Alguns rumores apontavam também para que esta placa viesse com uma nova ligação de vídeo pensada para óculos VR, mas não me parece que nessa fase se justifique fazer isso, quando o HDMI 2.1 já é capaz de suportar as resoluções e frequências pretendidas.

Parece que a futura GTX 1170 continuará a ser a placa mais "realista" para a maioria dos jogadores que não se importem de gastar cerca de 500 euros numa placa gráfica... mas provavelmente também contando com uma versão especial nos $750 para preencher o vasto intervalo que ficaria desocupado até à GTX 1180 de $999.

2 comentários:

  1. Se custar isso vai ter de ser MUITO superior para valer a pena e não apenas os normais +/- 20% porque as actuais são muito mais baratas que isso e os preços ainda nem voltaram completamente ao normal.

    ResponderEliminar
  2. Ja nao chega o preço absurdo dos novos monitores a custar 2000€ com HDR E A 144HZ so faltava as vgas custar uma pipa de massa.

    Enfim

    ResponderEliminar