2018/06/26

Protótipo revela nova GeForce da Nvidia com 12GB GDDR6


Muitos fãs têm estado em estado de alta-ansiedade à espera da nova geração de placas gráficas da Nvidia - e a demonstrar que não deve falar muito, já há uma foto de um dos seus protótipos a circular na net.

Com o mercado das criptomoedas arrefecido, cabe novamente aos segmento "gamer" tornar-se o melhor amigo das placas gráficas, e a nova geração da Nvidia deverá trazer boas surpresas no final do Verão. Se alguns esperavam pelas novas placas gráficas já para esta altura (Junho/Julho), infelizmente parece confirmar-se aquilo que o próprio CEO da Nvidia tinha dito, de que ainda iriam faltar alguns / muitos meses para isso.

Por um lado essas afirmações poderiam ser apenas para não prejudicar a venda as placas gráficas actuais (convém escoar o stock), mas a verdade é que muitas outras informações parecem corroborar isso: incluindo a encomenda de chips de 7nm à TSMC, um novo processo de fabrico que só deverá conseguir chips em volume para a Nvidia no final deste ano ou início de 2019. Ainda assim, espera-se que a Nvidia entregue os designs de referência e alguns GPUs da nova geração aos parceiros já em Setembro, para que estes comecem a trabalhar nas alterações que costumam fazer para se diferenciarem dos concorrentes.

Quanto ao protótipo da placa GeForce que foi revelada, trata-se de uma placa que terá um GPU da nova geração, 12GB de memória GDDR6 com interface de 384-bit (que deverá dar uma largura de banda de 672GB/s, mas que poderá chegar aos 960GB/s nalguns modelos!), conector NVLINK de 2ª geração, três fichas de alimentação de 8 pinos, e ventilação reforçada com quatro ventoinhas. Obviamente, tratando-se de um protótipo, algumas destas coisas (como as três fichas de alimentação) serão apenas para efeitos de testes e não deverão transitar para as placas finais de produção.

... O maior receio é que os preços comecem a aproximar-se dos 1000 euros para as placas "médias" e as placas topo de gama subam para os 2000 euros... Mas afinal, se há gente disposta a pagar esses valores por monitores 4K HDR com G-SYNC, seguramente não se importarão de gastar outro tanto numa placa gráfica...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)