2018/06/26

Notícias do dia

O router mesh Google WiFi chega a Portugal por 139 euros; o iOS 12 beta já disponível publicamente para todos os que o quiserem experimentar; Huawei P20 Pro ganha slow motion de 960fps com activação automática; Autopilot da Tesla vai ter modo "Mad Max" mais agressivo; e como as casas inteligentes se podem tornar num pesadelo nas relações abusivas.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já este sábado, e que já temos novo passatempo para o gadget da semana, que te pode valer uma luz nocturna LED com duas portas USB.

Europa acelera remoção de "produtos perigosos" das lojas online



A Amazon, Ebay, AliExpress e Rakutten assinaram um acordo com a Comissão Europeia em que se comprometem a remover produtos perigosos das suas lojas num prazo máximo de 2 dias após serem notificados pelas autoridades, e a responder a pedidos dos clientes num prazo de 5 dias.

A definição de "produtos perigosos" é bastante vasta e inclui coisas que vão do incitamento ao ódio e violência, abuso sexual de crianças, produtos literalmente perigosos, e também produtos que violem direitos de autor ou marcas registadas.


Microsoft adiciona AdBlock Plus ao Edge para Android e iOS




A Microsoft quer aproveitar-se de todas as vantagens que tenha para promover o seu Edge face ao Chrome da Google, e agora avança com a integração directa do AbBlock Plus no Edge para Android e iOS - neste momento disponível nas versões de teste desta app. Embora no iOS seja possível instalar adblockers, no Android isso continua a não ser muito simples, sendo contornado com a sua aplicação directamente nos browsers (algo que a Google tem evitado fazer no Chrome para Android, insistindo na táctica de que o Chrome apenas removerá a publicidade "excessiva").

Se isto será suficiente para fazer com que o Edge consiga recuperar face a outros browsers, isso já será mais difícil de prever. Neste momento o Edge conta apenas com 5 milhões de instalações em Android, face aos 100 milhões do Firefox, e a mais de mil milhões do Chrome...


Condutora do Uber autónomo ia a ver vídeos no smartphone



A investigação do acidente que resultou numa vítima mortal quando um automóvel autónomo da Uber atropelou uma mulher que atravessava a estrada continua a decorrer, mas há já mais um dado a juntar a este processo: a condutora de segurança do veículo, que se deveria manter atenta à estrada, estaria afinal mais concentrada em ver vídeos no seu smartphone.

Registos da Hulu revelam que a sua conta estava a ver o programa "The Voice" há cerca de 40 minutos, tendo parado precisamente na hora coincidente com o acidente. Informação que também conta com a gravação das câmaras internas do veículo para comprovar a sua distracção...


Interpol criou base de dados de identificação de vozes



Estamos habituados que nos filmes os "heróis" consigam apanhar uma foto do rosto de alguém e identificar quem seja com relativa facilidade, normalmente após uma curta sequência do rosto a ser pesquisado numa qualquer base de dados. Pois, na vida real a Interpol também pode fazer isso... com a voz.

A Interpol criou uma base de dados de vozes, compilando informação de 192 agências, e que agora lhes dá a capacidade de identificar pessoas de interesse com base numa gravação da sua voz.

Não se pode dizer que seja surpreendente... alguns dos nossos smartphones já fazem isso diariamente, ao reconhecerem a nossa voz (e só a nossa voz) para serem desbloqueados ou efectuarem certas operações sem necessidade de introduzir um PIN... Mas isso em nada invalida a impressionante capacidade tecnológica para identificar uma pessoa no meio de milhares, apenas pela sua voz.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)