2018/06/13

RF-Pose vê pessoas através das paredes


Investigadores do MIT criaram mais um sistema que recorre às frequências de rádio e inteligência artificial para detectar com incrível precisão a pose de pessoas, mesmo através de paredes e tratando-se de múltiplos indivíduos.

Usar sinais de rádio para ver através das paredes não é novidade, no passado já vimos sistemas capazes de detectar gestos ou até mesmo monitorizar a respiração, mas este RF-Pose consegue obter resultados ainda mais impressionantes, por conseguir estimar com precisão a posição do corpo de cada indivíduo, aparentemente sem necessidade de ter sistemas especiais nas paredes como acontecia com o projecto Wall++.

Para obterem estes resultados recorreram à ajuda da inteligência artificial, permitindo que aprendesse a fazer a correlação entre a posição do corpo (usando câmaras) com a dos reflexos dos sinais de rádio; e a partir daí fazendo o trabalho de estimar a pose do corpo com base apenas nos sinais de rádio e sem necessidade de uma câmara.

O sistema RF-Pose tem uma fiabilidade de 83% a determinar a posição e movimentos do corpo e, não menos impressionante, consegue determinar a pose de múltiplas pessoas simultaneamente (até 100 pessoas dizem os investigadores). As suas potencialidades são imensas... mas também serão imensas as potencialidades para esta tecnologia ser utilizada de forma abusiva. Por via das dúvidas, acho que será melhor apostar em isolamento RF nas paredes das casas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)