2018/06/22

Tronsmart Element Mega - coluna Bluetooth [contacto]


As colunas Bluetooth são um acessório que já acompanha um número significativo de pessoas que procura uma melhor qualidade sonora ao ouvir música a partir dos seus smartphones, e a Tronsmart é uma marca que se tem destacado neste segmento, com a sua coluna Element Mega.

Ao longo dos últimos anos tenho experimentado muitas colunas Bluetooth,  e o resultado é invariavelmente o mesmo: as colunas BT baratas são melhores do que ouvir música a partir das colunas do smartphone, mas normalmente não têm um som que realmente surpreenda. Umas vezes deixam bastante a desejar nos sons graves, outras vezes nos agudos, outras vezes têm autonomias ridículas, etc. etc. Daí que para esta Tronsmart, não as expectativas não fossem elevadas...

A Tronsmart Element Mega



Começando pela parte que as primeiras impressões são importantes, a Tronsmart Element Mega não descura nesse capítulo, com uma caixa e apresentação bastante cuidada e de qualidade, e com a coluna a vir muito bem protegida e acomodada. Qualidade essa que se estende à própria coluna, com materiais e acabamentos de alta qualidade.

Esta coluna anuncia ter uma potência de 40W (2x 20W), com Bluetooth 4.2, som "3D", e capacidade para funcionar em modo True Wireless Stereo (TWS) caso se utilizem duas colunas em simultâneo. Conta também com a facilidade de emparelhamento BT via NFC, pelo que na maioria dos casos bastará tocar com um smartphone (com NFC) na secção respectiva no topo da coluna para que seja feito o processo de emparelhamento de forma automática.


É também no topo que temos o painel de controlo da coluna, que tem a particularidade de ser "touch" (e retro-iluminado, facilitando a sua utilização no escuro), dando acesso aos controlos do volume, play/pause, avançar, retroceder, e modo de funcionamento.



Na parte traseira temos o botão de ligar/desligar, entrada de áudio por ficha de 3.5mm, slot para cartão microSD, e entrada de alimentação micro-USB.


De referir que a caixa inclui quer um cabo USB para recarregarmos a coluna (que tem autonomia anunciada de até 15 horas), quer um cabo áudio com fichas de 3.5mm, que nos permite ligá-la directamente a um sem número de equipamentos, mesmo que não se queira usar o Bluetooth.


Em funcionamento




Nota-se que esta coluna se quer fazer notar logo desde o primeiro momento em que a ligamos e em que ela faz um som que projecta a sua sonoridade sem receios; e a verdade é que, vindo de uma coluna Bluetooth da Xiaomi, se está perante um "bicho" de outro campeonato. Se no caso da Xiaomi os graves deixam um pouco a desejar, nesta Element Mega temos (finalmente) uma coluna portátil Bluetooth que nos dá uma profundidade de som inesperada, e isto sem esquecer que não estamos a falar de uma coluna BT que custe uma centena de euros ou mais, mas sim de uma que custa menos de 50 euros.

Em termos de volume, bastará dizer que mesmo antes de chegar ao seu volume máximo já tinha o meu pequenito aos berros a pedir-me para "por mais baixo"; mas felizmente, mesmo com o volume em níveis mais razoáveis para utilização no dia a dia, se tem acesso a uma qualidade de som incomparável face a todas as restantes colunas BT nesta gama de preço que tenho ouvido.

A única parte que poderia criticar seria talvez a possibilidade de nos deixar alternar entre diferentes modos de equalização, pois nalguns estilos de música dá-se o estranho caso do som até ficar melhor escutando-se a música com a coluna virada "de costas". É algo que se resolve com a equalização feita no smartphone ou fonte sonora (se disponível), mas não quando se está a ouvir música tocada directamente a partir de um cartão microSD. No entanto, este é apenas um detalhe que em nada mancha a qualidade global desta coluna, e que também se aplica a todas as outras colunas BT.


A Tronsmart Element Mega está neste momento disponível por 45 euros com envio de Espanha; e agora fico cheio de vontade de a experimentar em dose dupla, para ver se o seu tal modo True Stereo realmente funciona como é suposto.



Tronsmart Element Mega

Escaldante (5/5)

4 comentários:

  1. Boa tarde.
    Se comprar da Espanha pára na Alfandega? Quantos Dias demora a entrega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, é sem alfândega.
      Costuma demorar 1 semana.

      Eliminar
    2. Não parou na Alfândega. Demorou 2 dias a entrega. Para já tudo 5 estrelas.

      Eliminar
  2. Inscrevi no site e por ser a primeira vez recebo um Email com um cupão de 4%, depois recebi outro com um cupão de 2%, mas nenhum funciona :(

    ResponderEliminar