2018/07/20

A desoladora vida dos streamers sem espectadores


Hoje em dia é mais provável que as gerações mais novas conheçam melhor alguns YouTubers e streamers do Twitch que algumas vedetas de Hollywood, mas o sonho de alcançar o sucesso fácil nestas plataformas não é fácil... como comprovam todos os streamers que não conseguem ter quem os veja.

É fácil ficar fascinado com YouTubers que conquistaram milhões de seguidores, ou streamers que passam os seus dias a jogar com centenas ou milhares de pessoas a enviarem donativos que lhes permitem viver confortavelmente disso. Só que tal como 99.999% dos jogadores de futebol não têm um ordenado igual ao de Cristiano Ronaldo, também são reduzidas as probabilidades de que "qualquer pessoa" possa atingir um estatuto desses, por muito que o queira.

Há toda uma legião de streamers no Twitch que, mesmo esforçando-se durante meses, não têm um único espectador no seu canal. E o processo complica-se com a facilidade com que, actualmente, qualquer pessoa pode fazer a emissão dos jogos que joga na sua consola ou PC.

Ter sucesso neste mundo é algo que resulta de um conjunto de factores, começando talvez pela própria personalidade da pessoa, a originalidade das coisas que faz, e acima de tudo... muito trabalho e dedicação. É fácil pensar-se que um streamer "só passa o tempo a jogar"... esquecendo-se que, para estar a fazer isso, estará a abdicar de muitas outras coisas que provavelmente gostaria de estar a fazer, mas tendo tomado a opção de colocar o seu canal (e os seus espectadores) à frente na sua lista de prioridades.

Por isso, é mesmo verdade que o sucesso pode estar ao alcance de qualquer um... mas não esperem um caminho fácil pela frente.

3 comentários:

  1. Esperava um artigo mais profundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre há tempo para desenvolver tanto quanto se gostaria...

      Eliminar
  2. Proposta de leitura sobre o tema:
    https://www.newyorker.com/magazine/2018/07/09/ice-poseidons-lucrative-stressful-life-as-a-live-streamer

    ResponderEliminar