2018/07/09

Android Go vs Android "normal"


O Android Go é a resposta da Google à necessidade de fazer com que o Android continue a ser funcional em smartphones com hardware bastante limitado, mas ainda há muito trabalho pela frente.

Ao contrário do que se suspeitava inicialmente, o Android Go é o mesmo Android completo que se pode encontrar em qualquer outro smartphone, mas foi afinado para dispensar todo o tipo de coisas supérfluas que poderia complicar o seu funcionamento em equipamentos de baixo custo com características que poderiam não resultar no tipo de experiência ideal para os utilizadores. Quer isto dizer que os utilizadores poderão ter acesso a todas as apps Android, se assim o entenderem... mas provavelmente será melhor manterem-se pela família de apps Go e Lite que têm surgido.

Foi precisamente isso que levou a fazer um comparativo das apps Go da Google com as apps normais, incluindo apps como o Gmail, Google Maps, YouTube, e até Google Assistant.

Há apps onde as diferenças se fazem notar mais (por exemplo no Google Maps não há navegação turn-by-turn com voz) outras onde as funcionalidades são virtualmente idênticas (como no Gmail), mas o consenso é o de que estas apps Go, e as suas congéneres "Lite" de outros developers deverá ser uma tendência que continuará a crescer nos próximos anos, à medida que as plataformas tentam cativar todos os milhões de pessoas que ainda não têm acesso a smartphones e internet, e que o irão fazer usando smartphones económicos de baixo custo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)