2018/07/08

Como acelerar um Android alterando a velocidade das animações e transições


Se gostavam de ter um smartphone Android mais rápido, vão gostar de saber que isso é algo que poderão fazer em poucos instantes e sem gastar um cêntimo.


Embora quem tenha a sorte de poder utilizar um smartphone Android topo de gama possa não ter motivos para achar que o seu smartphone é lento, há milhões de pessoas que usam diariamente smartphones com capacidades mais reduzidas e que agradeceriam todas as ajudas para os tornar mais rápidos. Felizmente, é algo em que podemos ajudar.

O sistema Android recorre a uma série de efeitos de animação e transições que, por muito bonitos que possam ser, gastam tempo. Uma das formas de acelerar o smartphone é simplesmente reduzir o tempo gasto nesses efeitos, ou até eliminá-los por completo. Para o fazerem bastará seguir os seguintes passos.

Activar o modo developer

  1. Ir até aos settings do sistema
    (no caso de ser um Android 8, entrar na secção System)
  2. Entrar na secção "About Phone"
  3. Tocar 7 vezes no "Build Number" consecutivamente
Isto activa o modo developer, que dá acesso a uma nova secção de "Developer Options"; e será precisamente aí que deveremos fazer os passos que se seguem.

Na secção developer options procurar

  • Window animation scale
  • Transition animation scale
  • Animator animation scale
  • Mudar estes parâmetros, do valor de animation scale 1x para 0.5x (ou animation off)

O que isto vai fazer é cortar o tempo dedicado a estas animações para metade, resultando numa experiência de utilização bastante mais rápida em todo o tipo de interacções que utilizam estas transições.

... É um verdadeiro "upgrade" instantâneo de qualquer smartphone ou tablet Android; e que se se tornará ainda mais notório caso se desactivem as animações por completo (ideal para equipamentos mais antigos).

4 comentários:

  1. Boa noite! Em termos de bateria ajuda alguma coisa para durar mais? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tecnicamente sim, mas não deverá ser significativo.

      Eliminar
  2. Fantásticas sugestões. Tenho familiares com um pouco mais de idade que irão adorar os seus "novos" telemóveis depois disto.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Experimentei num bq Aquaris e o resultado em termos de perceção de velocidade foi significativo.

    ResponderEliminar