2018/07/29

Cientistas descobrem como ver através das chamas


Hoje em dia temos à disposição câmaras de alta-resolução, de alta-velocidade, câmaras térmicas, câmara de visão nocturno, e até câmaras 3D time-of-flight; no entanto só agora os cientistas encontraram uma forma de ver através das chamas.

A utilização de câmaras é essencial para estudar o comportamento das chamas e da combustão, mas isso de pouco serve se aquilo que se quer observar estiver a ser escondido pelas próprias chamas e pelo fumo. Para lutar contra o fumo é possível usar combustíveis especiais que minimizam a geração do fumo, mas quanto às chamas... não podemos tê-las sem as ter... a não ser que se recorra a algo que até é bastante simples: utilizar luz azul.




Cientistas do NIST ( National Institute of Standards and Technology) criaram um sistema que utiliza luz azul de alta intensidade, que combinado com um filtro na câmara, permite ver através das chamas.

Com este novo método, espera-se conseguir observar mais em detalhe o processo de combustão de diversos materiais, que até ao momento eram acontecimentos que estavam encobertos pelas próprias chamas, e assim contribuir para a criação de melhores materiais ou sistemas de protecção contra incêndios.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)