2018/07/03

Dark Pattern Design está a manipular pessoas na web


Muitas empresas são conhecidas por analisarem minuciosamente o impacto resultante de que qualquer ínfima alteração que façam nas suas páginas; infelizmente, isso dá-lhes também todas as armas que precisam para conseguirem manipular os visitantes a fazerem o que elas querem que façam.

A prática, denominada "Dark Pattern", consiste na apresentação de informação de forma deliberadamente estudada e que tenha por intuito influenciar o utilizador a fazer aquilo que queiram que faça. Isso passa por coisas que são manifestamente óbvias, como as opções pré-seleccionadas que adicionam "extras" no processo de uma compra (envio expresso, arredondamentos para a caridade), ou add-ons durante a instalação de um programa; mas também por muitas outras que poderão passar despercebidas à maioria dos utilizadores, indo a detalhes como a cor e apresentação de textos, botões, etc.


Por exemplo, para incentivar os utilizadores a activarem o reconhecimento facial, o Facebook nem sequer hesita em apelar aos receios dos utilizadores, dizendo que esta tecnologia permitirá "protegê-los no caso de um estranho utilizar uma foto sua"; algo que garantidamente irá influenciar uma percentagem significativa de utilizadores a dizer que "sim" quando a opção lhes for apresentado no ecrã seguinte - mesmo que inicialmente até estivessem tendencialmente mais predispostos para dizer não.



A situação faz-me lembrar a técnica simples de "empurrar" uma pessoa para a escolha que se quer que ela faça, frequentemente utilizada em ilusionismo e truques de magia. Imaginemos que dou três opções (A, B e C) a uma pessoa e quero que ela escolha a opção A. Digo-lhe para ela escolher livremente a opção que quiser, e tenho 33.3% de probabilidades que ela escolha a opção pretendida. Se ela escolher a opção A, muito bem, fica-se logo por ali; se não tiver escolhido, muda-se a estratégia dizendo que se vai eliminar essa opção, e agora para ela escolher entre as duas opções restantes, voltando a aplicar-se o mesmo método: deixar ficar a que ela escolheu (se for a A), ou descartando a outra - sendo o resultado final sempre o mesmo, embora visto do exterior, e para a pessoa em questão, a opção final pareça ter sido completamente imprevisível.

De certa forma é algo idêntico que acontece na web com este Dark Pattern Design, e para o qual será prudente estar sensibilizado, de modo a prestar um pouco mais de atenção a este tipo de detalhes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)