2018/07/14

EasyMesh leva as redes mesh aos Arduino e ESP8266


Com as redes mesh a estarem na moda, é a altura ideal para relembrar que também se pode adoptar uma topologia mesh para projectos que usem Arduinos ou ESP8266, facilitando o processo de expandir uma rede dinamicamente entre um número indeterminando de módulos.

Quando se usa um Arduino ou ESP8266 com WiFi, assume-se desde logo o pressuposto de que será necessário ter uma boa cobertura WiFi nos locais onde os desejarmos instalar. Este EasyMesh retira esse elemento da equação, transformando-os numa rede mesh própria, onde os vários módulos são capazes de se reconfigurar entre si e comunicar de forma completamente automática, independentemente de se adicionarem ou removerem módulos a qualquer momento.

É um projecto bastante interessante e com gama de aplicações bastante diversificada, mas importa também dizer que não se está a criar uma rede TCP/IP sobre mesh: pelo que as comunicações são feitas com mensagens JSON e para toda a rede ou para módulos específicos usando o seu chipId.

Para quem andar a fazer experiência com módulos ESP8266 e estiver a ter problemas de cobertura WiFi, é definitivamente uma opção que vale a pena considerar explorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)