2018/07/08

Elon Musk está a criar mini-submarino para operação de salvamento na Tailândia


Elon Musk é daquelas pessoas que se pode orgulhar de já ter transformado o mundo com muitas das suas ideias, mas agora parece querer tornar-se num verdadeiro "super-heróis" salvando o grupo de jovens que se encontra preso no interior de uma gruta na Tailândia há quase duas semanas.

Quando Elon Musk contactou as autoridades Tailandesas dizendo que estava interessado em ajudar, tinha avançado com a ideia de criar um tubo insuflável por onde os jovens pudessem atravessar as partes submersas da gruta de volta à superfície. Agora, parece ter encontrado outra possível solução: a criação de um mini-submarino.

Depois de ter trocado ideias com especialistas e os responsáveis pelas operações no terreno, Elon Musk diz que a melhor solução poderá passar pela construção de um mini-submarino, e que para isso poderá utilizar o tubo de transferência de oxigénio líquido dos foguetes Falcon, que é suficientemente leve e robusto para ser utilizado para este efeito, e suficientemente pequeno para passar pela parte mais estreita da caverna, que tem apenas 70cm de diâmetro.

Na prática seria um pequeno tubo com espaço para botijas de oxigénio onde se poderia colocar um jovem, e que poderia ser transportado por dois mergulhadores, evitando a complexa operação de treinar os jovens em mergulho em condições que até são difíceis para mergulhadores profissionais com anos de experiência.

Elon Musk diz que este mini-submarino demoraria apenas 8 horas a ser construído, e poderia chegar à Tailândia 17 horas depois. Veremos se a proposta é aceite pelas autoridades, e se irá permitir que este incidente tenha um final feliz (dentro do possível, uma vez que um mergulhador já morreu).

Actualização: o mini-submarino "já mexe".

6 comentários:

  1. Podia fazer isto sem ser pelo Twitter,para ninguém saber , agora assim não me larga a sensação que é mais um truque de marketing...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que faz sentido divulgar alguns detalhes publicamente. Quanto mais pessoas lerem o que ele pretende fazer, maior é a chance de alguém encontrar algo que pode correr mal. A ser um truque de marketing, isso só favorecerá o seu plano de tornar o ser humano uma espécie multiplanetária portanto não vejo mal nenhum nisso.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Já vai é tarde. Podia ter pensado nisso passado dois dias e não mais de uma semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a tentar ajudar não está? Viste algum milionário chinês ou de outro país a tentar ajudar dessa forma? Elon Musk trabalha com as mentes mais brilhantes que existem, na SpaceX, Tesla e Boring Company. Logo tem acesso a recursos de tecnologias de ponta, que permitem criar coisas nunca antes feitas.

      Eliminar
  4. As tragédias passam, as ideias ficam.

    ResponderEliminar