O salvamento do grupo de crianças preso numa gruta na Tailândia continua a estar na ordem do dia, e Elon Musk tem partilhado o desenvolvimento do "mini-submarino" que tinha proposto como solução.
Simulating maneuvering through a narrow passage pic.twitter.com/2z01Ut3vxJ— Elon Musk (@elonmusk) July 9, 2018
Tal como se suspeitava, o mini-submarino é na realidade um simples tubo à prova de água que permitirá manter uma criança imóvel e com oxigénio enquanto dois mergulhadores a transportam - evitando a complicada situação de qualquer uma delas poder entrar em pânico durante as fases mais complicadas.
— Elon Musk (@elonmusk) July 8, 2018
... Mas por outro lado, também se trata de uma solução que poderá gerar terrores de claustrofobia - mesmo a quem ainda não os tenha! (Mas entre as opções disponíveis... será mais fácil para algumas crianças aceitarem entrar neste tubo do que se aventurarem no mergulho.
Resta agora saber se o mini-submarino terá oportunidade de ser utilizado, pois na Tailândia já foram resgatadas quatro crianças, através de mergulho convencional com dois mergulhadores a acompanhar cada uma. Mas o importante é que, seja qual for o método, as mesmas possam chegar ao exterior com vida e nas melhores condições possíveis.
Daqui por um ano, sem dúvida que teremos um filme a retratar todo este insólito incidente, ao estilo do que tem acontecido com outras "desgraças".
Olhando para algumas imagens tiras da gruta é muito duvidoso que se possa usar isto, dado que não tem flexibilidade para certas passagens na gruta.
ResponderEliminarPor que levaram as crianças para essa gruta?
ResponderEliminarNão levaram, estavam a fugir das monções.
EliminarNo Jornal Publico diz que se tratou de um “ritual de iniciação” e que ficaram presos devido às monções.
Eliminar"Iniciação" sexual ?
Eliminar