2018/07/09

Itty Bitty Site cria sites guardados no próprio URL


Tradicionalmente, para se poder visitar uma página num site na web é necessário que essa página existe e esteja guardada num qualquer servidor; mas este Itty Bitty Site muda esse paradigma, criando páginas que não precisam de estar guardadas em lado nenhum... sendo geradas a partir do seu próprio URL.

A ideia de usar o URL para guardar dados não é propriamente novidade, sendo frequentemente utilizado por diversos sites para passar parâmetros e opções, mas este Itty Bitty Site leva isso ao limite, ao codificar uma página web completa no seu próprio URL.

A codificação é criada em tempo real à medida que escrevemos uma página (como esta) o que nos permite ver permanentemente o espaço que se está a ocupar. Considerando o tamanho máximo de cerca de 2080 caracteres de um URL, fica desde logo implícito que este serviço não irá permitir criar páginas muito complexas, mas por outro lado poderá surpreender com a quantidade de informação, em texto, que se pode guardar com compressão em cerca de 2KB!

Não me surpreenderia se, com a proliferação de medidas que visam censurar a internet, este tipo de técnicas venha a ser expandida no futuro, como forma de permitir partilhar informação sem necessidade de manter esses dados guardados em qualquer servidor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)