2018/07/09

Extensão Stylish para Chrome e Firefox espia utilizadores


A extensão Stylish, disponível para Chrome e Firefox, é mais uma cuja aquisição por outra empresa a transformou numa ferramenta de espionagem que se tenta aproveitar da boa reputação conseguida ao longo dos anos.

A Stylish é uma extensão que permite aos utilizadores modificar o CSS das páginas que se visita e, dessa forma, ter total controlo sobre aquilo que se quer ver e como se quer ver. Querem que uma página que apresenta texto preto num fundo branco passe a mostrar texto branco num fundo preto? Querem remover toda uma coluna intrusiva com publicidade? Tudo o que puderem imaginar fazer para alterarem uma página web é possível com esta extensão... o problema é que entretanto a extensão foi alterada.

Depois de ter sido comprada por uma empresa de marketing chamada SimilarWeb, a extensão Stylish foi actualizada e não no bom sentido. A nova extensão inclui capacidades de tracking que envia todas as páginas que se visitem para a empresa, o que constituí um grave risco de violação de privacidade, uma vez que alguns dos URLs podem conter informação sensível, ou até tokens de acesso a informação pessoal privilegiada ou diversos serviços.

A recomendação para quem ainda utilizar a Stylish é trocá-la pela extensão Stylus, baseada na versão anterior à alteração que adicionou o tracking.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)