2018/07/09

Elon Musk já testa mini submarino para salvamento das crianças na Tailândia


O salvamento do grupo de crianças preso numa gruta na Tailândia continua a estar na ordem do dia, e Elon Musk tem partilhado o desenvolvimento do "mini-submarino" que tinha proposto como solução.



Tal como se suspeitava, o mini-submarino é na realidade um simples tubo à prova de água que permitirá manter uma criança imóvel e com oxigénio enquanto dois mergulhadores a transportam - evitando a complicada situação de qualquer uma delas poder entrar em pânico durante as fases mais complicadas.




... Mas por outro lado, também se trata de uma solução que poderá gerar terrores de claustrofobia - mesmo a quem ainda não os tenha! (Mas entre as opções disponíveis... será mais fácil para algumas crianças aceitarem entrar neste tubo do que se aventurarem no mergulho.


Resta agora saber se o mini-submarino terá oportunidade de ser utilizado, pois na Tailândia já foram resgatadas quatro crianças, através de mergulho convencional com dois mergulhadores a acompanhar cada uma. Mas o importante é que, seja qual for o método, as mesmas possam chegar ao exterior com vida e nas melhores condições possíveis.

Daqui por um ano, sem dúvida que teremos um filme a retratar todo este insólito incidente, ao estilo do que tem acontecido com outras "desgraças".

5 comentários:

  1. Olhando para algumas imagens tiras da gruta é muito duvidoso que se possa usar isto, dado que não tem flexibilidade para certas passagens na gruta.

    ResponderEliminar
  2. Por que levaram as crianças para essa gruta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levaram, estavam a fugir das monções.

      Eliminar
    2. No Jornal Publico diz que se tratou de um “ritual de iniciação” e que ficaram presos devido às monções.

      Eliminar
    3. "Iniciação" sexual ?

      Eliminar