2018/07/06

Notícias do dia

Apple não vai usar chips Intel para o 5G; Xiaomi Mi Mix 3 aposta no ecrã completo; Nokia 8110 Reloaded chega a Portugal por €84.99; o Oxygen Updater actualiza os OnePlus sem demoras; Califórnia exige cancelamento online para serviços contratados online; e Apps Android não estão a espiar utilizadores.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que no passatempo gadget da semana temos para oferecer uma fita LED RGB ideal para aplicar na traseira de um monitor para criar um ambiente luminoso mais agradável.

Elon Musk quer ajudar a salvar crianças presas na gruta na Tailândia


Na Tailândia vive-se uma situação complicada, com um grupo de 12 crianças e o seu treinador de futebol que ficaram presos no interior de uma gruta devido à subida do nível da água causada pelas monções. Depois de terem sido encontrados por mergulhadores 10 dias após o seu desaparecimento, o problema é retirá-los do local, numa tarefa que é bastante arriscada até para mergulhadores experientes (sendo que um mergulhador já morreu).

Partes da gruta têm apenas 70cm de diâmetro, nem sequer permitindo que os mergulhadores passem com a botija de oxigénio às costas; e não será difícil imaginar como será fácil para qualquer pessoa poder entrar em pânico naquelas circunstância, com consequências fatais. Uma situação complicada em que Elon Musk disse querer ajudar, tendo até avançado com a ideia de se criar um túnel com um tubo plástico insuflado por onde fosse possível retirar as crianças.


Cristais podem ajudar a arrefecer os smartphones e computadores



Os actuais chips electrónicos produzem bastante calor quando estão a funcionar a plena potência, sendo habitual a utilização de dissipadores e ventoinhas para os manter a temperaturas aceitáveis. Num futuro não muito distante, esses dissipadores poderão trocar o alumínio e o cobre por cristais, e que transportará o calor de forma muito mais eficiente.

... Embora estes cristais não cheguem à eficiência dos diamantes, que são o material com melhor condução térmica (algo que fiquei a saber hoje) que se conhece; têm a vantagem de poder ser produzidos a valores bastante mais aceitáveis e que permitirão a sua utilização comercial.


Tanzânia silencia bloggers com registo obrigatório de valor exorbitante




Na Europa livramos-nos (por agora) da censura nos uploads, mas na Tanzânia já se sofre o efeito de uma censura ainda mais dramática. O país aprovou um registo de "criação de conteúdos" que obriga a que todas as plataformas e pessoas individuais que queiram ter um blog, canal no YouTube ou qualquer outro canal público disponível tenham que pagar um valor de mais de 900 dólares - isto num país onde grande parte da população nem sequer ganha isso por ano.
ssiste por isso a um verdadeiro "apagão" de todos os que se dedicavam a essas actividades, e não será fácil contorna a taxa, já que existe também a obrigatoriedade de monitorização de todos os locais de acesso à internet, para que se possa saber quem anda a fazer o quê. Exemplos que esperamos nunca ver replicados na Europa... embora já se tenha estado mais longe disso.


iPhones de 2018 chegam com mais cores e preços dos $700 aos $1000



Ming-Chi Kuo divulgou mais um dos seus relatórios a fazer previsões sobre os iPhones que a Apple deverá lançar em Setembro, e avança com a chegada de modelos mais coloridos, e com a gama de preços a ir dos $700 para o iPhone de 6.1" com LCD até aos $1000 para o novo iPhone com ecrã OLED de 6.5".

O modelo mais económico deverá ficar disponível em cinzendo, branco, azul, vermelho e laranja; já o modelo de topo deverá ganhar uma nova versão em dourado, e também estrear o dual SIM num iPhone (o que me parece estranho, considerando o quanto a Apple tem tentado transitar para os eSIM.)

Saberemos depois das férias!


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)