2018/07/24

Google aposta em novo design arredondado e "sem cor"


A Google está a preparar nova remodelação do design dos seus serviços e apps, e desta vez a aposta é nos elementos com cantos arredondados e o abandono da cor.

Depois de na última remodelação a Google ter feito uma forte aposta na cor, desta vez aposta num estilo completamente diferente, onde os grandes blocos coloridos desaparecem e dão lugar a um interface bastante mais "branco" e onde a cor é usada com muito mais moderação.


Em apps como o Gmail desaparece a barra superior em vermelho, que passa para a parte inferior (sem cor), e com os emails a apresentarem mais informação na lista de emails (como os previews de imagens incluídas, ou indicação directa de anexos).


Em apps como o Google Photos, também é notória a perda da cor, com os icons a perderem os seus fundos coloridos e adoptarem um design bastante mais "leve". Algo que irá requerer alguma habituação, mas que acaba por se tornar menos um elemento de distracção que permite que a atenção se foque no conteúdo.

Como é habitual no Material Design, ver imagens estáticas destes interfaces não faz justiça aos mesmos, pois existe todo uma componente de animação que lhes está associada e que lhes dá "vida". Algo que foi exemplificado num vídeo que, estranhamente, a Google removeu assim que começou a circular na internet... mas claro, sem sucesso, pois o mesmo foi rapidamente replicado por todo o lado.

3 comentários:

  1. Algo que me parece bem é, por exemplo, na app do gmail passarem o botão "menu" para a parte de baixo do ecrã. Com o aumento dos ecrãs do smartphones, torna-se cada vez mais difícil aceder com p polegar ao canto superior esquerdo para abrir as side-bars.

    ResponderEliminar
  2. Estes designs ainda não são finais...vi um tweet no perfil do Liam Sprandlin (trabalha no Googledesign) que dizia que nada disto estava 100% aprovado!

    Entretanto o tweet também já foi eliminado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As páginas de suporte da Google já adoptaram este novo design branco.
      Por exemplo: https://support.google.com/chrome/answer/7440301
      (Antes de ontem ainda mantinha o cabeçalho todo em azul)

      Eliminar