2018/07/24

Hisense lança TV com local dimming de 5376 zonas


Para competirem com o elevado contraste dos OLEDs os fabricantes de TVs têm recorrido a sistemas de local dimming, e agora a Hisense tem um televisor com 5376 zonas de luminosidade independente.

Tradicionalmente um painel LCD tem toda uma área de iluminação uniforme, que apenas pode reduzir ou aumentar o brilho de todo o ecrã . O local dimming é um sistema que troca essa iluminação por uma matriz luminosa que permite ajustar a luminosidade de diferentes partes do ecrã de forma independente - embora alguns fabricantes estejam a aplicar o nome "local dimming" a painéis que têm apenas poucas áreas de controlo, que na prática pouco ou nenhum efeito têm.

Não é esse o caso da Hisense U9D, o seu modelo topo de gama que conta com 5376 zonas independentes de local dimming. É aproximadamente equivalente a ter uma matriz de 80x67 zonas no ecrã cuja luminosidade pode ser regulada em função da imagem (uma parte escura pode ter a iluminação apagada, para não criar os "cinzentos" dos LCDs; enquanto que uma parte logo ao lado pode ter o brilho no máximo).

É a solução possível para se conseguirem ter melhores conteúdos HDR e maior nível de contraste nos LCDs... mas ainda assim há que não esquecer que quando se fala de um televisor OLED 4K, estamos a falar de quase 8.3 milhões de pixeis que podem ter a sua luminosidade ajustada independente... pelo que as 7376 zonas são sempre relativas. Por outro lado, num LCD não há qualquer preocupação com efeito de burn-in ou longevidade dos pixeis, pelo que também tem as suas vantagens...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)