2018/07/24

Notícias do dia

A Samsung continua mais preocupada em falar mal do iPhone do que falar bem do Galaxy S9; a Qualcomm miniaturiza 5G para caber nos smartphones; a Altice Portugal abre portas a edifícios emblemáticos este Verão; temos os Xiaomi Mi A2 desde €163 (com Mi Band 3 de oferta); o Chrome começa a indicar páginas HTTP como inseguras; e a Apple pode não conseguir recuperar dados dos novos MacBook Pro.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo gadget da semana para oferecer - um rato wireless vertical - e para quem estiver aqui por perto, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já este sábado.

Xiaomi lança Mi A2 em Espanha



Tal como estava previsto, a Xiaomi fez a apresentação e lançamento oficial do Mi A2 e A2 Lite em Espanha, com preços que começam nos 249 euros e 179 euros respectivamente. São preços que, como se esperava, têm um ligeiro aumento face aos preços que estão a ser praticados nas lojas chinesas (onde estes mesmos modelos começam nos 223 euros e 163 euros, mas que actualmente têm o bónus de incluir uma Mi Band 3 de oferta, o que equivale a 25 euros adicionais).

Infelizmente parece-me que o Mi A2 desta vez está a ir para um patamar demasiado dispendioso (ainda por cima mantendo o design com margens volumosas no topo e em baixo) pelo que a opção mais sensata para quem procurar um Android One económico será mesmo ir para um A2 Lite. De qualquer forma é ficar de olho posto na Amazon Espanha, para ver quando lá chega o Mi A2 e A2 Lite oficiais.


Android Oreo duplica utilização nos últimos meses 



O panorama das actualizações do Android está (muito) longe de ser perfeito, mas há finalmente alguns sinais de esperança, com o Android Oreo (8.0 e 8.1) a ter assistido a um aumento substancial nos últimos meses, mais que duplicando a sua taxa de utilização.

O Android Oreo representava apenas 5.7% dos equipamentos Android activos na última actualização da Google, tendo agora passado para 12.1% - um crescimento muito positivo, mas que ainda assim terá que ser muito melhorado (ainda temos 23.5% dos equipamentos com Android Marshmallow 6.0; e 30.8% que se mantém no Android Nougat 7.0 e 7.1).

... Sem esquecer que estamos a um par de meses do lançamento do próximo Android P, que irá por à prova se a modificações do Project Treble permitirão acelerar a transição do Android Oreo para o Android P de forma mais célere que o habitual.


Samsung mostra o que o 5G pode fazer pelas cidades inteligentes


As redes 5G prometem fazer pelas cidades os mesmos tipos de avanços que as ligações por fibra fizeram em nossas casas, permitindo uma conectividade e largura de banda imensamente superiores às que seriam possíveis nas rede 4G. Para demonstrar algumas das coisas que se podem fazer, a Samsung criou uma "mini-cidade" 5G onde se podem ver em acção algumas dessas vantagens, tanto a nível de largura de banda elevada para inúmeros dispositivos em simultâneo, sensores inteligentes, câmaras de vigilância, etc.




Chaves de segurança neutralizaram phishing na Google

A Google sabe que a sua segurança é apenas tão boa quanto o seu elo mais fraco, e agora revela que desde que implementou o sistema de autenticação 2-factor com chaves de segurança física, não houve nenhuma tentativa de login fraudulento bem sucedido entre os seus mais de 89 mil funcionários.

É um grande argumento a favor da utilização das chaves de segurança (em oposição à utilização dos SMS como códigos de validação secundária) - embora também a utilização de chaves USB não deva ser considerada 100% segura; sendo que a Yubico recentemente esteve envolvida numa polémica ao se aproveitar do trabalho de um investigador de segurança.

Ainda assim, para as empresas que procurarem formas de aumentar a sua segurança digital, é uma boa regra definir que "se é bom que chegue para a Google, é bom que chegue para todos".


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)