2018/07/27

Huawei faz chegar Android 8 ao P9, Mate 8, Honor 8 e Honor 6X


A ausência de actualizações nos dispositivos Android continua a ser um problema que afecta a maioria dos utilizadores, mas felizmente também temos casos que são a "excepção à regra", como volta a ser demonstrado pela Huawei.

A Huawei era uma das marcas que habitualmente era criticada por não actualizar os seus smartphones, muitas vezes deixando até os seus modelos topo de gama esquecidos sem um update para a versão seguinte do Android. Felizmente, a marca soube reconhecer que o seu desempenho na área das actualizações não estava ao nível daquilo que se espera de um candidato à liderança do mercado, e fez grandes alterações nesse campo.

O lançamento do Android 8 para o Mate 9 pode ser considerado como um ponto de viragem na política de actualizações da marca, que agora parece estar bastante empenhada neste tema. E os Huawei P9, P9 Plus, Mate 8 e os Honor 8 e 6X, são os mais recentes equipamentos deste fabricante a receberem a actualização para o Android 8 com EMUI 8.

Aquando da apresentação do Huawei P20 / P20 Pro tivemos oportunidade de falar com Ryan Lui, Software Marketing do Huawei Consumer BG, sobre este assunto, colocando-lhe a questão sobre a disponibilização da  actualização para os modelos lançados no ano anterior. O Sr Lui, fez questão de salientar o empenhamento da marca na actualização dos seus smartphones, referindo que a EMUI 8 iria chegar a um leque alargado de equipamentos. Ficavam assim garantidas as funcionalidades da EMUI, mas faltava saber qual a versão do Android sobre a qual a interface iria trabalhar.

A notícia de que os Huawei P9 e P9 Plus, Mate 8, Honor 8 e Honor 6X iriam receber a actualização para Android 8 Oreo com EMUI 8 acabou assim por ser uma excelente notícia. Embora a Huawei não tenha conseguido cumprir com a data de lançamento inicialmente prevista (para Maio), o importante é que a actualização está finalmente a chegar aos utilizadores, contribuindo para uma maior confiança na marca, e também permitindo que estes equipamentos se mantenham actualizados durante um maior período de tempo.

Espera-se agora que esta seja uma política para manter, melhorando naturalmente a questão da demora para a disponibilização das actualizações.

5 comentários:

  1. tambem o p8lite 2017 recebeu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo, o meu P8 Lite 2017 já tem instalada a atualização!

      Eliminar
    2. Também confirmo! Não estava à espera!

      Eliminar
  2. Tenho Mate 8 e aina não mora ca nada :(

    ResponderEliminar
  3. Estamos em Outubro de 2018 e até agora em Portugal nada da actualização do Android 8.0 para o Huawei P9...

    ResponderEliminar