2018/07/27

Notícias do dia

O mais longo eclipse lunar é visível de Portugal hoje ao final do dia; reconhecimento facial identifica políticos como criminosos; vídeos promocionais do Galaxy Note 9 revelam desconhecimento dos Android por parte da Samsung; vimos um tablet de desenho de 8.5" por €6.45; e a Microsoft está a testar um novo sistema de AI para evitar que o Windows faça actualizações quando não deve.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo gadget da semana para oferecer - um rato wireless vertical - e para quem estiver aqui por perto, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já amanhã.

ProtonMail ganha PGP e verificação de endereços



O mais popular serviço de email encriptado do mundo torna-se ainda mais seguro. O serviço passou a ter o seu próprio servidor de chaves públicas, permitindo utilizar encriptação PGP em emails enviados para outros serviços; e também passa a contar com verificação de endereços, o que permite manter comunicações seguras usando chaves privadas, mesmo que um atacante conseguisse obter controlo sobre o serviço ProtonMail (situação pouco provável mas que permitiria ao atacante enviar email falsos como se fosse um dos utilizadores do serviço).

O facto de permitir enviar email encriptado para outros serviços de email será um grande passo para tornar o ProtonMail mais apelativo aos utilizadores "normais"; sendo que para todos os que levam a sua privacidade a sério... esses já não precisavam de serem convencidos a utilizarem este serviço.


Amazon testa listas de compras partilhadas




Para uma empresa que se dedica exclusivamente ao comércio online, a Amazon continua a ter algumas falhas bastante básicas. Uma delas parece estar prestes a ser resolvida, pois está finalmente a ser testada a capacidade de criar listas de compras partilhadas.

Poderia pensar-se que algo tão básico seria algo que a Amazon já permitisse "desde sempre", mas a verdade é que não. Ao longo de todos estes anos, quem quisesse criar uma lista de compras partilhadas tinha que recorrer a outros serviços; e só agora - caso a Amazon avence com esta funcionalidade e a disponibilize para todos - será possível fazer isso directamente na Amazon.


LinkedIn ganha mensagens de voz




Não percebo a tendência de algumas apps quererem fazer coisas para as quais já existem serviços (da mesma empresa!) mais adequados para isso, mas é precisamente isso que volta a acontecer com o LinkedIn da Microsoft, que em vez de redireccionar os utilizadores para o Skype para tudo o que fosse relacionado com as comunicações, opta por adicionar a funcionalidade de mensagens de voz directamente na app.

... O que se vai seguir? Adicionar video-chamada e um launcher para Android que mostre as ofertas de emprego no ecrã principal? Ou, quem sabe, talvez uma rede social dedicada à partilha de fotos em formato quadrado?


A equipa que dá a personalidade e humor ao Google Assistant



Os assistentes pessoais como o Google Assistant, Siri, Cortana e Alexa tentam ser um pouco impessoais, mas há alturas em que demonstram ter um pouco de personalidade e humor. Pois bem, isso não é algo que acontece por acaso, e no caso da Google, há toda uma equipa que se dedica exclusivamente a criar a personalidade e todas as respostas com piada que podemos encontrar no Google Assistant.

Curiosamente, também é dada atenção especial para que o Google Assistant não tente ter piada a não ser que o utilizador expressamente entre por esse caminho. Para quem se limitar a usar o Google Assistant de modo formal, fazendo perguntas factuais ou dando comandos, nunca se irá deparar com o trabalho feito por esta equipa... até ao dia em que começar a fazer perguntas do estilo "queres casar comigo?" ou "achas que sou bonito?". :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)