2018/07/26

Mais longo eclipse lunar é visível de Portugal esta sexta


Vai ser já esta sexta-feira (dia 27) que os Portugueses vão ter motivos para andar de olhos postos no céu, para testemunhar o mais longo eclipse lunar do século.

Embora não sejam visualmente tão impressionantes quanto os eclipses solares, os eclipses lunares continuam a ser um fenómeno que atrai todos os que se interessem por astronomia (e são também uma oportunidade para que os que não se interessem por isso se comecem a interessar).

Embora em Portugal não se possa assistir à totalidade do fenómeno, que começa enquanto ainda temos a Lua abaixo da linha do horizonte, temos a sorte de ainda conseguir apanhar o eclipse total - assumindo que as condições meteorológicas cooperem e permitam a observação.


Isto significa que em Portugal, quando a lua nascer (entre as 20:40 na zona sul e as 20:50 na zona norte) já estará avermelhada, com o "espectáculo" a prolongar-se por mais de hora e meia até terminar cerca das 22:15.

Para quem estiver pelo Porto, está convidado a aparecer na Quinta do Covelo, para uma sessão de observação da Lua e Marte, na sexta-feira às 22 horas, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.


Actualização: Para quem não viu, aqui fica. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)