2018/07/01

ISS tem um novo tripulante... robot


Enquanto na Terra se continua a discutir como será o mercado de trabalho no futuro, à medida que os robots vão adquirindo novas competências e capacidades, também no espaço os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) passam a ter um companheiro robótico chamado CIMON.

O CIMON (Crew Interactive Mobile Companion) seguiu a bordo do último lançamento de reabastecimento da ISS por um foguete da SpaceX, e tem o formato de uma pequena bola com um ecrã a servir-lhe de rosto, para além de sensores e câmaras que lhe permitem navegar e ver o que o rodeia.

A inteligência está a cargo do Watson da IBM, sendo que este CIMON pode entender e responder as perguntas e comandos de voz dos astronautas, podendo fornecer informação imediata sobre um vasto conjunto de procedimentos; mas também detectar o estado de espírito dos astronautas e ajustar a forma como responde em função disso, procurando sempre maximizar a eficiência da missão.

Será seguramente o primeiro de muitos assistentes robóticos que se tornarão indispensáveis em missões de maior duração, como a de ida a Marte - de preferência sem que desenvolvam tendências psicóticas como o do HAL do 2001: Odisseia no Espaço... não deixando de ser curioso que o seu nome resulte de se pegar nas letras da IBM e andar uma "para trás". :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)