2018/07/07

Marte está envolto em tempestade de poeira à escala planetária


Se pensam que as alterações climáticas na Terra nos estão a estragar o Verão, em Marte as coisas não estão muito melhores, havendo uma tempestade de pó que está a cobrir todo o planeta.

O planeta vermelho está actualmente escondido sob uma imensa tempestade de poeira que envolve praticamente todo o planeta, deixando ver apenas os picos mais altos do planeta (como o famoso OlympusMons, a montanha mais alta de todo o sistema solar, com 26km de altura) e o seu pólo norte.

Esta tempestade começou no final de Maio, mas rapidamente se expandiu a todo o planeta, e não havendo sinais de se dissipar, estragando os planos de milhares de astrónomos que esperavam poder ver os detalhes da superfície marciana este Verão.


É que isto ocorre precisamente na altura em que Marte irá estar mais próximo da Terra desde 2003, e só voltando a acontecer em 2035. Mas, como a imagem acima demonstra, este ano vamos ter um planeta Marte bastante "nublado".

... Resta-nos apenas esperar que estes fenómenos atmosféricos em Marte possam servir de alerta para o perigo das alterações climáticas no nosso próprio planeta, e de como é urgente acelerar a transição para energias renováveis e não poluentes. O facto de estarmos em Julho e ainda não se ter tido "Verão" deverá ser mais um sinal de que estas alterações são bem reais... (a par dos sucessivos anos de temperaturas mais quentes de sempre...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)