2018/07/07

Sonda solar Parker recebe escudo térmico de alta-tecnologia


Relembrando a história de Ícaro, também os cientistas desejam voar o mais próximo possível do Sol, e aproxima-se a data de lançamento da sonda solar Parker, que irá passar a apenas 6 milhões de quilómetros do Sol, o mais próximo que um objecto feito pelo Homem estará da nossa estrela.

A sonda Parker tem lançamento marcado para o início de Agosto e irá atravessar a coroa solar em 2024, e para sobreviver a essa aventura irá contar com um dos mais avançados escudos térmicos. Este escudo permitirá que a sonda esteja exposta a temperaturas de mais de 1300ºC mantendo, no seu interior, todo o material electrónico a uns confortáveis 30ºC.

Este escudo é composto por diversas camadas de materiais compósitos de carbono, contando com uma tinta branca especial que irá reflectir o máximo de energia possível - e pesando apenas cerca de 70kg, outro dos requisitos indispensáveis para que a sonda possa atingir a sua velocidade de 700 mil quilómetros por hora; uma velocidade que nos permitiria ir de Lisboa a Nova Iorque em menos de 30 segundos.

Mas, antes disso, será preciso que no próximo dia 4 de Agosto o seu lançamento corra sem incidentes, e que a sua viagem pelo espaço durante os próximos seis anos também decorra na perfeição. Esperemos que seja o caso, e que no final da sua jornada, nos ajude a perceber um pouco melhor esta estrela que temos aqui mesmo à porta e a quem devemos tudo! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)