2018/07/22

Momentus vai testar novo sistema de propulsão espacial com água


O problema das viagens espaciais é a de não ser nada fácil ter que carregar o combustível connosco, mas a Momentus espera dar um passo em frente nessa área com um novo sistema de propulsão que usa água como combustível.

Usar combustíveis químicos clássicos complica a vida caso se pretenda um sistema que possa ser facilmente reabastecido noutro planeta; e os sistemas de propulsão iónicos são ainda demasiado fracos para satisfazerem os requisitos da maioria das missões. O sistema da Momentus é uma alternativa que usa água como combustível e que o seu criador diz ter uma eficiência superior à dos combustíveis químicos tradicionais.


O sistema irá ser posto à prova num micro-satélite que deverá ser lançado no início do próximo ano, e caso demonstre ser tão com como anuncia, certamente não irão faltar interessados.

Depois, é apenas uma questão de ir replicando o processo em escalas cada vez maiores, sendo que a empresa já tem planos para criar um sistema capaz de produzir mais de 10kW de potência e com impulsos de mais de 900 segundos, que supostamente seriam capazes de lançar missões até ao espaço profundo, para exploração de asteróides ou outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)