2018/07/26

Samsung cria ecrã OLED flexível "inquebrável"


Esperando-se que a Samsung lance o primeiro smartphone com ecrã flexível no início de 2019, eis que agora vem revelar que o um dos seus ecrãs OLED flexíveis foi certificado como sendo "inquebrável" por um laboratório de testes.

Embora a Samsung não especifique se será este o ecrã flexível usado no seu smartphone dobrável (há diferenças entre ecrãs "flexíveis" e ecrãs "dobráveis"), esta certificação dada pelo UL (Underwriters Laboratories) é um marco importante que comprova os avanços a nível de resistência e fiabilidade que têm sido feitos nos ecrãs OLED.

Este ecrã troca a tradicional película de vidro por um plástico, e segundo os testes feitos pelo UL foi capaz de passar sem problemas os testes de resistência de nível militar, com 26 quedas sequenciais de uma altura de 1.2 metros, seguidos por testes de resistência a altas e baixas temperaturas; sendo que o ecrã da Samsung continuou a funcionar sem apresentar qualquer dano na sua superfície ou partes laterais. O ecrã foi ainda sujeito a testes ainda mais abusivos, com quedas de 1.8 metros de altura, continuando a operar sem problema e sem danos visíveis.

De relembrar que esta táctica de trocar o vidro por plástico não é propriamente novidade, tendo a Motorola feito precisamente o mesmo nalguns dos seus smartphones que foram igualmente anunciados como inquebráveis. O que interessa saber é se esta vantagem não estará a ser conseguida à custa da resistência contra os riscos em utilização normal, sendo que ultimamente essa será uma decisão bastante complicada de tomar: preferem um ecrã que resista aos riscos mas esteja sujeito a partir-se numa queda; ou um que resista às quedas mas comece a ficar riscado ao fim de alguns dias de uso?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)