2018/07/26

Notícias do dia

Novos iPad Pro devem reduzir as margens do ecrã significativamente; VLC deixa de estar disponível para os smartphones Huawei em retaliação contra política agressiva de encerramento de processos em segundo plano; Netflix adiciona mais de 100 novas imagens de perfil; Samsung cria ecrã OLED flexível inquebrável; vimos um tablet de desenho de 10" por €18; a Google prepara chave de segurança Titan Security Key; e bug na autenticação Bluetooth deixa equipamentos em risco.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo gadget da semana para oferecer - um rato wireless vertical - e para quem estiver aqui por perto, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já este sábado.

Samsung lidera avarias nos Android, iPhone 6 é o iPhone mais problemático




Segundo um relatório da Blancco (pdf link) sobre as reparações de smartphones, a Samsung é marca mais problemática nos Android, seguida pela Xiaomi, Motorola, LG e Lenovo; enquanto que do lado do iOS o modelo que mais tem obrigado a reparações é o iPhone 6 seguido pelo iPhone 6S.


Também curioso nestes dados referentes ao quarto trimestre de 2017, são os Europeus que mais têm problemas com avarias (face aos EUA e Ásia), factor que é atribuído ao facto de por cá os utilizadores manterem os smartphones durante mais tempo e por isso enfrentarem problemas que nas outras regiões não têm tempo de surgir, devido às políticas mais fortes de troca para novos modelos.


Google lança Internet gratuita na Nigéria



Embora no Ocidente a Nigéria possa ser famosa por estar associada aos "esquemas da Nigéria" via spam, a verdade é que este é um país que está na 7ª posição dos mais populoso a nível mundial (algumas estimativas colocam-no na 3ª posição daqui por algumas décadas) e que se torna um mercado extremamente apetecível para todos. Sinal disso é a Google avançar com um serviço de hotspots gratuitos para acesso à internet em pareceria com os operadores nacionais.

Este serviço Google Station destinado aos países emergentes já foi disponibilizado na Índia, Indonésia, México e Tailândia, e é uma das formas com a qual a Google espera manter-se na linha da frente para captar centenas de milhões de novos utilizadores.


Facebook testa Progressive Web App



Embora já disponibilize uma app "Lite" que basicamente é uma versão do seu site mobile, o Facebook está finalmente a preparar uma versão Progressive Web App que aproximará a versão lite das funcionalidades da app completa. As Progressive Web Apps são web apps que têm muitas das vantagens das apps nativas, bastando visitar uma página web e adicioná-la ao ecrã inicial para ficarem imediatamente acessíveis.

Mesmo sendo "web apps", podem funcionar em modo offline, guardar dados locais e ter notificações, pelo que poderiam perfeitamente substituir grande parte das apps nativas sem qualquer efeito adverso - e com a vantagem de que automaticamente também estariam acessíveis via qualquer browser e estarem sempre actualizadas.


MS testa modo Flashlight em Realidade Virtual para deixar ver o mundo real



A MS quer que o Windows 10 seja o sistema operativo de referência para a Realidade Virtual e Realidade Aumentada, e para a tornar mais prática de utilizar está a testar o Flashlight, uma funcionalidade que permite criar uma janela nos mundos VR para se espreitar o que está a acontecer no mundo real.

Estar dentro de um mundo VR faz-nos esquecer o mundo "lá fora", e é pouco prático ter que tirar os óculos sempre que se quer espreitar o mundo real - quer seja para ver onde estão alguns amigos, quer seja para algo mais rotineiro como descobrir onde está o teclado. O modo Flashlight dá uso às câmaras montadas nos óculos VR, para sobrepor imagens do mundo real no mundo VR e resolver esse problema.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)