2018/07/23

Sony lança sensor de 48MP para smartphones


Se pensavam que a corrida aos megapixeis estava terminada, eis que a Sony vem relembrar que não é o caso, com o seu novo sensor IMX586 de 48MP, que promete combinar resolução e qualidade, mesmo em baixa luminosidade.

O Sony IMX586 tem 48MP (8000x6000) que faz dele o sensor para câmaras de smartphones de mais alta-resolução do momento. Para manter o tamanho do sensor num tamanho aceitável, o tamanho de cada pixel foi reduzido para os 0.8um, o que não costuma dar bons resultados em termos de fotos em baixa luminosidade, coisa que a Sony diz ter compensado utilizando um formato Quad Bayer.

Neste sistema, os filtros coloridos estão agrupados em blocos de quatro pixeis, permitindo que em situações de baixa luminosidade se possa usar cada bloco de quatro pixeis como sendo um único pixel para efeitos de captação de mais luz (como se cada pixel tivesse 1.6um). Algo que seguramente irá ser posto à prova assim que chegarem ao mercado os primeiros smartphones com este sensor.



A resolução acrescida dos 48MP deste sensor irá dar uma vantagem aos smartphones que o utilizarem, permitindo captar imagens com bastante mais definição, e também tirar melhor partido de um zoom digital (podemos ter o equivalente a um zoom 4X digital com uma foto de 10MP sem perda de qualidade).

Não menos interessante, este sensor permite a captação de imagens de 48MP a 30fps; em 4K (4096x2160) a 90fps; em Full HD 1080p a 240fps; e em HD 720p a 480fps (neste último caso com a imagem cortada em vez de usar a área do sensor completa). Isto quer dizer que este sensor já será capaz de captar vídeo 8K, se algum fabricante se quiser aventurar nisso - embora não se deva esquecer que os resultados do sensor irão estar dependentes das lentes/objectiva que se puserem à sua frente.

A Sony vai começar a disponibilizar este sensor em Setembro, pelo que só o deveremos ver chegar aos modelos topo de gama no segundo semestre de 2019 - oficializando o início de uma nova corrida aos megapixeis.

1 comentário: