2018/07/17

Vodafone V-Sim para smart devices


A proliferação dos dispositivos inteligentes e da "internet of things" assenta no pressuposto de que tudo pode estar ligado permanentemente à internet, e a Vodafone já tem um cartão SIM para essas aplicações o V-SIM.

É tudo muito simples quando se usam dispositivos inteligentes que usam a rede WiFi de nossa casa ou a ligação Bluetooth do nosso smartphone para chegarem à internet, mas há muitas outras coisas onde isso não resolve o problema. Por exemplo, quem quiser usar um localizador para os animais de estimação ou veículo, ou até câmaras de vigilância em locais remotos, precisará de ter uma ligação independente, e é precisamente esse o objectivo do V-SIM da Vodafone.

É bom saber que temos esta opção disponível, no entanto parece-me que será necessário que um dos grandes operadores tenha a coragem de dar um salto a nível dos planos e tarifários associados a esta era IoT. É que actualmente, a Vodafone cobra 9.90 euros por cartão e depois uma mensalidade que pode variar entre 3 e 6 euros dependendo do serviço (não encontrei detalhes para saber que volume de dados estão incluídos - mas assumo que por 6 euros não nos deixarão fazer streaming 24h/dia de uma câmara 4G).


Embora a gestão de múltiplos cartões pode ser feita a partir da App V by Vodafone, o que é bastante positivo, o que me parece que faz falta é criar um plano que torne mais apelativo a utilização destes cartões para quem estiver a considerar ter uma dezena destes dispositivos ou mais - como aliás tem sido apanágio das redes 5G, de que irão servir para manter "tudo" ligado. Seria mais simpático poder criar-se um plano "agregado" que facilitasse a vida de quem quisesse adicionar um localizador ao seu carro e membros da família, e mais uma dezena de sensores - neste caso, coisas que gastariam poucos bytes de dados por dia - mas sem que isso se traduzisse em mais 60 euros de comunicações todos os meses (provavelmente quando até dispõe de alguns gigabytes de dados no seu tarifário normal para gastar).

É de esperar que este seja uma área onde surjam coisas novas nos próximos anos (já temos empresas como a Wherever SIM a disponibilizar SIMs para IoT com mensalidades de 49 cêntimos). Espero apenas que a Vodafone e restantes operadores nacionais possa estar na vanguarda das ofertas e não apenas a reagir ao que vai surgindo...

4 comentários:

  1. Se for como foi com a questão dos dados que quando ninguem queria já saber de chamadas as operadoras decidiram oferecem pacotes com chamadas ilimitadas mas com 200mb de dados #slowclap. Nestas coisas estamos sempre a milhas do resto da europa.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se estaremos a milhas do resto da Europa, o que sei é que a situação em Portugal é estúpida e se existisse uma operadora a dar um sinal diferente ao actual, penso que só teria a ganhar e se fosse a Vodafone ainda mais, porque ao nível da rede móvel penso que em Portugal não existe melhor, fariam desta forma um pleno .

    ResponderEliminar
  3. https://www.vodafone.co.uk/terms-and-conditions/consumer/Vodafone-V/V-Sim/index.htm
    Limitations V-Sim will not work with mobile phones, tablets, laptops or MiFi devices. V-Sim supports out of country use in some destinations see “Out of Country Use”. There may be geographies that are not supported by the V-Sim. The V-Sim may not operate with a particular device.

    Partindo do princípio que as limitações em Portugal serão as mesma que na Vodafone UK..

    ResponderEliminar
  4. Parece-me o ideal para um "car tracker", alarme etc...faz falta é informação apropriada sobre o tarifario, o que está incluido etc

    ResponderEliminar