2018/08/01

Apple prepara iPhone dual-SIM?


Depois dos rumores, eis que chega a primeira prova concreta de que a Apple poderá estar a preparar um iPhone dual-SIM, com referências que surgiram no mais recente iOS 12 beta 5.

Embora a Apple nunca se tivesse aventurar em modelos dual-SIM nos seus iPhones, seguramente estará informada de que essa é uma funcionalidade bastante apreciada tanto para utilizadores em ambiente profissional (com um cartão SIM da empresa e outro pessoal) como entre pessoas que viajam frequentemente e querem manter o seu cartão SIM oficial a par de um cartão SIM local do país onde estão (ou simplesmente por conveniência de poderem combinar diferentes tarifários à sua medida).


No iOS 12 beta 5 surgem várias referências à existência de um segundo slot para cartão SIM, o que também indica que não se tratará de nenhum eSIM virtual (que a Apple tanto tem promovido, mas que parece estar a ser de adesão difícil entre os operadores - veja-se o que tem acontecido com o Apple Watch 4G cá em Portugal).

Falta agora saber se esta capacidade dual SIM se irá aplicar a todos os iPhones deste ano ou se, como se imagina ser mais provável, será um exclusivo do novo "iPhone X Plus" com ecrá de 6.5" que ocupará o lugar de topo de gama deste ano.

8 comentários:

  1. De modos que se confirmaram as previsões do Abertoatedemadrugada:
    - O iPhone X tem vendido tão pouco, mas tão pouco, que o trimestre da Apple que terminou em Junho foi o melhor de sempre desses trimestres :)
    Por certo o dual SIM é pare melhorar as vendas :)

    Dois SIM físicos faz pouco sentido, tendo em conta que a Apple já o poderia ter lançado muito antes. Não quer dizer que não seja útil sobretudo para quem viaja. Mas as linhas de código em nada invalidam que seja um eSIM e um SIM físico, dado que a adesão dos operadores ao eSIM tem sido fraca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem deverás saber que há sempre forma de pintar as estatísticas como bem se quiser.

      O que é certo é que ao contrário dos iPhones 6, 7, 8, que se vêm na rua "aos montes", raramente vejo um iPhone X. Pelo que essas garantias que Tim Cook nos dá me parecem continuar a ser bastante duvidosas. Basta ter vendido mais um smartphone que no trimestre passado para dizer que é o "melhor de sempre", embora me pareça que, independentemente do modelo, ter conseguido aumentar as vendas (mesmo que apenas 0.7%) já é um resultado extremamente positivo, face a um mercado em redução.

      A título de exemplo, o iPhone X pode ter vendido metade do que vendem os iPhone 8 e a Apple dizer que é o mais vendido: basta (exemplo) terem vendido 49 iPhone 8 e 49 iPhone 8 Plus (total 96) e ter vendido 50 iPhone X...

      Numa coisa é que não há discussão possível... a margem de leão dos lucros pertence à Apple. ;P

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

    3. Nã, nã, na nã :)

      Em número a Apple não vendeu muito mais do quer no trimestre homólogo do ano anterior, mas o preço médio de venda subiu significativamente - o que só pode ser devido às vendas do iPhone X, de preço mais elevado. Ou seja:

      "Apple sold 41.3 million iPhones during the quarter, compared to 41 million a year ago" - um crescimento de apenas 0,7%

      "More importantly, consumers kept buying more expensive iPhones this quarter, with the average sales price rising to $724, up from $606 last year" - um aumento de 19,5% e foi por isso que os lucros subiram tanto.

      Os números não mentem (mas só falam se forem torturados ... e sob tortura dizem o que nós quisermos ... o que pode levar ao link que puseste) :)

      Mas neste caso não há equívocos. Estão a falhar as tuas previsões sobre as vendas do iPhone X. E Não há qualquer razão para dizer que Tim Cook está a mentir (embora aches que é prática corrente), até porque é comprovável, quando disse que:

      The more expensive iPhone, X, was once again the most popular iPhone model this quarter. “It has been the top-selling iPhone since the launch,” he said.

      Eliminar
    4. Como referi, não digo que ele está a mentir, digo apenas que ele pode estar a dizer a verdade com o iPhone X a vender praticamente metade dos iPhone 8.

      Eliminar
    5. iPhone, X, was once again the most popular iPhone model this quarter. “It has been the top-selling iPhone since the launch,” he said.

      Mas "pode estar a dizer a verdade com o iPhone X a vender praticamente metade dos iPhone 8" :)

      Mas nem um "torturador de números" contratado te vai dizer o contrário:

      "The 41.3 million iPhones shipped during the third quarter is basically flat from the year-ago period, but the ASP [average sales price] $724 is a notable jump from the year-ago period. That ASP bump is likely be because of the pricey iPhone X, which starts at $999."

      Eliminar
    6. P.S. E foi sobretudo por causa das vendas do iPhone X que as ações da Apple fecharam o dia 2/8/2018 a valer mais de 1 bilião de dólares (207,39 dólares por ação).

      Eliminar
  2. Grande noticia!!!! So espero q isto seja verdade!!! É a unica forma do Google meter dualsim nos seus Pixeis!!! Vergonha!!! So fazem as coisas (bem e mal) por arrasto da maça... mas esta é benvinda!!

    ResponderEliminar