2018/08/23

Apple remove Onavo do Facebook da App Store


O Facebook foi forçado a retirar a sua app Onavo Protect de "segurança de dados" da App Store, depois da Apple considerar que a app recolhia um conjunto excessivo de dados, violando as regras em vigor.

A app Onavo está presente na App Store há muitos anos, sendo que antes de ter sido comprada pelo Facebook, era uma das poucas apps que permitia aos utilizadores iOS discriminar o consumo de dados por forma a saber que apps é que estavam a gastar mais dados (algo que entretanto o sistema passou a mostrar sem necessidade de apps adicionais). Desde então, e com a aquisição por parte do Facebook, a app passou a focar-se mais na vertente de manter as comunicações em segurança, já que utiliza uma VPN - sendo também esse o método que é utilizado para analisar os dados de cada utilizador e determinar que apps estão a gastar dados.

O Facebook faz questão de dizer que essa componente da análise dos dados é claramente comunicada aos utilizadores quando instalam a app, mas é óbvio que não se podem ignorar os motivos pelo qual o Facebook continuou a manter a app sem qualquer referência directa ao Facebook... provavelmente suspeitando que muitos utilizadores, se soubessem que se tratava de uma app do Facebook, não aceitariam essa análise de dados. Análise de dados que dá vantagens estratégias ao Facebook, que assim consegue determinar que apps estas pessoas estão a utilizar, mesmo que não usem qualquer app do Facebook, tendo já utilizado estes dados para espiar concorrentes.

O apetite por estes dados é de tal ordem que, este ano, o Facebook até deixou de esconder a sua ligação à app e começou a recomendar a instalação do Onavo através da app principal do Facebook. E agora tudo isso fica em pausa, com a Apple a ter posto um travão nesta recolha de dados, que considera ser excessiva e que viola as suas regras, nomeadamente na parte da app recolher dados que permitem monitorizar o uso dado a outras apps.

Não deixa de ser um bom "puxão de orelhas" que a Apple dá ao Facebook, mas não esquecer que todo e qualquer serviço de VPN que seja utilizado pode igualmente fazer uma análise de dados idêntica - motivo pelo qual um serviço de VPN tenha que ser escolhido com confiança total no mesmo (ou, no caso dos mais desconfiados, criar a sua própria VPN). A pergunta que agora importa colocar é se o Onavo Protect irá regressar à App Store, e se também terá direito a algum puxão de orelhas idêntico na Play Store da Google, onde ainda se encontra disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)