2018/08/13

Avião solar Zephyr da Airbus bate recorde no voo inaugural


O Facebook pode ter desistido do seu Aquila mas a Airbus continua a investir no seu avião autónomo solar Zephyr, que logo no voo original bateu o recorde de duração em voo.

O objectivo destes aviões autónomos solares é poderem permanecer em voo durante meses, efectivamente transformando-se em "satélites" de baixo custo que possam ser utilizados de forma rápida onde quer que sejam necessários. Este Zephyr S levantou voo a 11 de Julho e só voltou a aterrar quase 26 dias mais tarde (25 dias, 23 horas e 57 minutos), batendo o recorde de duração para um voo sem piloto e sem reabastecimentos.

O Zephyr pesa apenas 75Kg mas pode transportar carga até cinco vezes mais pesada, abrindo enormes possibilidades em inúmeras áreas, desde cartografia aérea a vigilância, ou servindo como nó de distribuição de telecomunicações e internet, voando bem acima das rotas comerciais (21 mil metros).

Vai ser interessante ver que tal esta "batalha pelos céus" se desenrola, pois se a Airbus parece bem encaminhada com estes Zephyr, a Google vai também começar a primeira utilização comercial dos seus balões de distribuição de internet já no próximo ano... e arrisco-me a dizer que esta solução dos drones solares poderá ser bem mais vantajosa (nem que seja pelo facto de ser mais "controlável").

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)