2018/08/13

Notícias do dia

Xiaomi lança sub-marca Poco para gama superior na Índia; Asus, Essential, LG e ZTE na lista dos smartphones vulneráveis de origem devido às alterações dos fabricantes; Revolut vai deixar comprar acções sem comissão; UniFi lança painéis LED com PoE para empresas; Huawei P20 Pro mostra o que vale a sua câmara tripla com foto da Via Láctea; Spotify testa saltar publicidade nas contas gratuitas; Huawei Super Charge bate concorrência no carregamento rápido; Windows 10 vai ganhar modo InPrivate Desktop para correr apps duvidosas isoladas do sistema; e ainda o negócio milionário da venda de visualizações falsas do YouTube.

Antes de passarmos às notícias de hoje, estamos no último dia do passatempo micro pen USB SanDisk Ultra Fit de 64GB; mas não se esqueçam que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Verão até ao final do mês em que podem ganhar um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

Amazon tem que parar de utilizar "entrega garantida no dia seguinte" no Reino Unido



A explicação da Amazon de que as entregas na origem desta investigação foram situações excepcionais no período de Natal e quando os serviços de entregas estavam em ruptura não foi suficiente para evitar que a entidade reguladora britânica considerasse a promessa de "entrega garantida no dia seguinte", para clientes Prime, fosse enganadora - e como tal, obrigando a Amazon a deixar de a utilizar.

A Amazon diz que o seu sistema indica a data de entrega quando um cliente efectua uma compra, e que são extremamente raros os casos em que essa data não é cumprida... Mas uma vez que isso é uma possibilidade, talvez o melhor seja mesmo reformular a "garantia" que é dada, para algo do estilo "entrega no dia seguinte... dentro do possível". :)


Rede Multibanco com problemas impediu levantamentos



Quem tentou levantar dinheiro ou efectuar outras operações numa caixa Multibanco ontem à noite poderá ter-se deparado com o inconveniente indicador da caixa fora de serviço, devido a problemas na rede Multibanco da SIBS que afectaram não só as caixas MB como também o serviço MB Way.

A SIBS indicou que o problema estaria resolvido em menos de uma hora, e que mesmo durante este período houve caixas que continuaram a funcionar sem problemas, uma vez que apenas algumas sub-redes foram afectadas.


Alemanha vai permitir uso de símbolos Nazis em videojogos



Embora a utilização de Nazis como inimigos seja comum em videojogos, na Alemanha esses jogos são proibidos ou obrigados a substituir os símbolos por outras coisas. Algo que agora irá ser revisto e considerado caso a caso, equiparando os videojogos ao mesmo tipo de tratamento de obras como filmes e séries.

Uma das mais famosas "vítimas" desta regra foi o clássico Wolfenstein 3D, que muitas vezes foi usado como exemplo da necessidade de a modernizar. Os críticos apontavam exemplos de como os jovens alemães podiam ver o filme do Indiana Jones a lutar contra Nazis com cruzes suásticas bem visíveis, mas se quisessem jogar o jogo, tinham que combater inimigos cujo símbolo eram círculos negros.


Hacker de 11 anos altera resultados de votações em 10 minutos



As tentativas de manipulação de eleições são um tópico bastante quente nos últimos anos, e nos EUA isso torna-se ainda mais problemático devido à utilização de máquinas de votação electrónica que hackers repetidamente têm alertado como sendo extremamente vulneráveis - embora os responsáveis pelas mesmas digam que estes ataques seriam impraticáveis de fazer no mundo real, uma vez que as máquinas não estão acessíveis e que o público tem apenas poucos minutos de acesso a elas quando vai votar.

Mas não são só as máquinas que são vulneráveis. Alterar sites oficiais é uma verdadeira "brincadeira de crianças", tendo bastado 10 minutos para que uma jovem hacker de 11 anos entrasse numa réplica do site oficial de um Secretário de Estado e mudasse o resultado da votação, algo que seguramente geraria enorme confusão se fosse feito num dia de eleições.

... Talvez realmente acabe por ser mais seguro votar via likes no Facebook, e comprando os votos necessários! ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)