2018/08/12

O negócio milionário da venda de visualizações falsas do YouTube


A maioria das pessoas já saberá que não deve acreditar em tudo o que vê na internet (e não só), e isso inclui também a aparente popularidade de certos vídeos, fruto dos muitos serviços de venda de visualizações falsas.

A cultura dos "likes" e visualizações tem feito com que estas métricas sirvam muitas vezes de referência para ditar o sucesso ou insucesso de artistas, empresas, ou até particulares que queiram ser notados. O problema é que criar uma audiência, mesmo num palco tão vasto como a internet, é algo que requer esforço, dedicação, e tempo - e nem todos estão dispostos a investir estes três elementos.

Para quem não se importar de pagar para acelerar o processo, existem diferentes serviços que vendem visualizações, bastando dizer quantas "views" se quer comprar e para que vídeo - e como por magia, passados alguns dias, o vídeo do YouTube tem um contador inflacionado com o número de visualizações compradas.

Este é um negócio milionário para quem vende estas visualizações, que são feitas por sistemas automatizados e não por pessoas reais, continuamente ajustados para escaparem aos sistemas de detecção do YouTube. Algumas das pessoas por trás destes sites ganham dezenas de milhares de dólares por mês a fornecer visualizações e likes falsos, e acreditam que o negócio está para durar.

Para quem compra, no entanto, estão apenas a comprar uma ilusão. Há pessoas que pensam que terem 100 ou 200 mil visualizações no seu vídeo (algo que pode custar $400 ou $750) será uma rampa de lançamento para o sucesso, mas na realidade tudo o que compram é o número que é exibido na página do YouTube - estas visualizações não se convertem magicamente em pessoas reais que comecem a seguir o canal e a ver outros vídeos, ou que comprem músicas do artista, ou outros produtos que estejam a ser promovidos... No entanto, estes serviços não têm falta de clientes, que embora não se saiba quem são, podem facilmente ser detectados precisamente através da existência ou não de uma comunidade de seguidores que revele a verdadeira actividade em torno de um canal.



... E se por acaso fizerem parte do grupo de pessoas que sonha com atingir um milhão de visualizações num seu vídeo no YouTube, poderão estar interessados em saber que isso é algo que se pode comprar por $3500 e até inclui 5 mil likes de oferta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]