2018/08/18

Captura de movimento e expressões com iPhone X vence Siggraph


É incrível o que actualmente se pode fazer usando tecnologia facilmente acessível, mesmo quando se trata de algo tão específico quanto a captura de movimento e expressões para aplicação em personagens 3D em tempo real.

A Siggraph 2018 tem-nos trazido uma grande dose de demonstrações impressionantes, mas uma das que se destaca é referente utilização de gráficos em tempo real. A equipa Kite & Lightning que criou o jogo Bebylon Battle Royale, foi ao palco explicar como criou as animações dos seus bebés imortais.

Se noutros tempos a captura de movimentos de uma pessoa real para aplicar a um personagem 3D era algo extremamente complexo e dispendioso (e que obrigava a enorme trabalho de pós-processamento), actualmente isso é algo pode ser feito de forma relativamente económica usando produtos que qualquer pessoa pode comprar: como um fato de captura Xsens para o corpo e um iPhone X para o rosto, com a ajuda do IKINEMA LiveAction e Unreal Engine para combinar tudo em algo que se pode ver em tempo real, com gráficos de alta-qualidade.

... Parece que daqui por mais alguns anos, este tipo de tecnologia estará num ponto em que poderá ser utilizada por todos para interagir nos mundos VR com total realismo.

1 comentário:

  1. A tecnologia de reconhecimento facial 3D do iPhone X já tem um ano.
    Daqui por um ano ou dois há-de chegar ao Android.
    Achei graça foi a fabricantes Android: "Isso é caro e não tem interesse nenhum".
    Como a raposa depois de muito se esforçar para chegar às uvas, sem conseguir: "Já não as quero ... estão verdes" ;-)

    ResponderEliminar