2018/08/02

Fortnite para Android poderá ficar fora da Play Store


Milhões de jogadores aguardam impacientemente pelo lançamento do Fortnite para Android, mas surgem também algumas dúvidas preocupantes, sobre a possibilidade do jogo ser distribuído fora da Play Store da Google.

O receio advém da descoberta de referências no Fortnite a explicar o processo de alteração das definições no Android para permitir a instalação directa do jogo via APK, o que seria um grande retrocesso para todos os utilizadores Android - tanto a nível de comodidade e facilidade de instalação, como também em termos de segurança. A questão da segurança adquire aqui importância fundamental, considerando que mesmo ainda não tendo sido lançado, existem já muitas tentativas de enganar os utilizadores disponibilizando "Fortnite" falsos que não passam de malware.



A grande dúvida é se isto estará a ser feito de forma deliberada como forma de escapar à comissão da Google sobre os pagamentos que fossem feitos via Play Store (o que seria estranho, uma vez que no iOS a EPIC não teve problemas em aceitar as condições na App Store da Apple); ou se - como se espera - isto estará a ser preparado apenas de forma temporária para um lançamento exclusivo para um modelo como o Galaxy Note 9 da Samsung, e em cujo caso já seria mais aceitável recorrerem a este sistema (mesmo assim, seria mais simples usarem a Play Store e limitando o jogo apenas a esse modelo).

Esperemos que a EPIC não dê um "tiro no pé" ao querer manter-se à margem da Play Store... pois será da maneira que vai expor milhões de fãs a riscos acrescidos de serem enganados por APKs maliciosos, potencialmente perdendo muito mais que os 30% de comissão cobrados pela Google.

Actualização: é oficial, o Fortnite fica mesmo fora da Play Store.

3 comentários:

  1. Carlos se fosse apenas pela questão da Samsung tinham lançado na galaxy store. Há outra questão que se prende com o facto de em alguns países (ex:China) não existir play store, logo disponibilizar em formato APK poderá ser um método de recurso e não o método principal.

    ResponderEliminar
  2. É oficial mesmo, vai ser direto do site da Epic.
    https://www.theverge.com/2018/8/3/17645982/epic-games-fortnite-android-version-bypass-google-play-store
    Um risco grande de segurança, uma vez que muita gente não vai desmarcar a opção de "permitir fontes desconhecidas" depois da instalação do jogo, sem falar dos inúmeros apps de phishing com versões alteradas do APK do jogo e até os hacks prometendo V-bucks grátis...

    ResponderEliminar